Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à Saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI. O projeto veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Na última semana, membros da Umane e da Vetor Brasil estiveram na cidade para conhecer as boas práticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a visita, os representantes conheceram os processos de atendimentos desenvolvidos pela UBSF Santa Luzia, a integração entre a Atenção Primária e Especializada no cuidado de usuários com condições crônicas e a integração do atendimento de urgência com a APS, por meio da Alta Responsável dos usuários que estiveram internados nos prontos atendimentos. Também foi possível visitarem a UBSF Shopping Park, para conhecer a estrutura física planejada para novas unidades de atenção primária à saúde, que contribuem para a organização dos processos de trabalho.
A Umane é uma associação civil sem fins lucrativos, que administra um fundo patrimonial e se dedica a apoiar e desenvolver iniciativas de prevenção de doenças e promoção da saúde pública. A superintendente geral da Umane, Thais Junqueira Franco Xavier, comentou que as práticas desenvolvidas na cidade são aderentes ao que a Umame desenvolve e, por isso, é uma grande referência para outros municípios.
“Vimos uma rede muito organizada, os processos claros e indicadores acompanhados e mensurados. São ações que fazem parte dos pilares da nossa instituição, que desenvolve a promoção à saúde, prevenção das doenças crônicas e fortalecimento da Atenção Primária. Como sociedade civil temos esse papel de levar essas boas práticas para frente”.
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Vetor Brasil – Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos –, Eduarda Lazari, também participou da visita às unidades. “A Vetor Brasil observa e busca entender a prática de Gestão de Pessoas, para fortalecer os resultados. As equipes em Uberlândia estão engajadas e com a cultura de liderança horizontal, com escuta ativa de todas as pessoas envolvidas. Foi bom observar e absorver o trabalho para construirmos soluções e ativar outras secretarias municipais”, detalhou.
Centro Colaborador do Conass
A padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, motivou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a escolher o Município como Centro Colaborador de boas práticas na saúde.
Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia, com o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.