A cidade é classificada na Categoria A segundo Mapa do Turismo Brasileiro 2022
Uberlândia figura entre as cidades mais bem preparadas para receber os turistas do país e estrangeiros, classificada na categoria A segundo o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur). Este é o segundo levantamento consecutivo em que o município recebe a classificação. O último levantamento do MTur foi correspondente ao intervalo de 2019 – 2021.
No estado de Minas Gerais, entre 567 municípios cadastrados no Mapa, apenas três cidades foram classificadas na categoria A, sendo elas, Uberlândia, Belo Horizonte e Poços de Caldas. De acordo com o ranking, no ano de 2021, Uberlândia recebeu mais de 584 mil visitantes domésticos e 18 mil internacionais e contava com 54 estabelecimentos de hospedagens, que geraram 907 empregos diretos.
“Temos uma forte tradição no turismo de negócios, mas também nos destacamos também pela nossa história, religiosidade, cultura e lazer. Depois desses dois anos em que a pandemia impactou, principalmente, este setor, nos mantermos com essa classificação mostra que estamos no caminho certo com nossas políticas públicas para estruturação da cidade, para um crescimento sustentável e pela preservação da história do nosso povo”, destaca o prefeito Odelmo Leão.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o reconhecimento em nível nacional de Uberlândia é motivo de muita comemoração pela administração municipal e reflexo também de políticas públicas voltadas para o setor. “Recebemos esta classificação com muita honra e estamos preparados para recebermos os turistas em vários tipos de evento, com estrutura e logística adequadas”, disse.
Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro agrega municípios que consideram o setor turístico estratégico para o desenvolvimento. Nele, as cidades são classificadas entre A e E. De posse desta classificação, o gestor público pode avaliar o desempenho do seu município no turismo, orientando ações para o desenvolvimento do setor.
A classificação leva em consideração itens como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos nestes estabelecimentos, estimativas de visitantes domésticos e internacionais realizadas pelo MTur e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem informada pela Receita Federal.
As inscrições para fazer parte do ranking foram feitas pelas cidades na plataforma Sismapa, do MTur entre fevereiro e março deste ano e a divulgação aconteceu no final de março. Para se cadastrar, os municípios tiveram que atender a critérios como possuir um órgão de turismo e orçamento definido para investimentos e ter Conselho Municipal de Turismo ativo.
Saiba mais: http://www.mapa.turismo.gov.br