Por que beber água?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entenda a importância da ingestão e de que forma a água atua no organismo humano

A água é o grande remédio da natureza. Extremamente essencial para o ser humano e vital para o funcionamento do corpo e do metabolismo celular. Ela ainda é responsável pelo transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e hidratação do corpo.

Então, água nunca é demais, certo? Infelizmente nem sempre. Em exagero, pode sim prejudicar a saúde. Mesmo que raro, a ingestão em quantidade excessiva pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrolitos no sangue. Um desses problemas é conhecido como Hiponatremia, caracterizada pela diluição da concentração de sódio no sangue. Uma outra situação na qual a água em excesso pode ser prejudicial é na insuficiência renal. Nesse caso a quantidade ideal de água a ser ingerida deve ser determinada pelo grau da insuficiência renal e pela avaliação do nefrologista responsável.

Segundo pesquisas importantes, crianças com até 6 meses de vida não precisam ingerir água já que o leite materno tem a quantidade necessária para a faixa etária. Já um adolescente, sadio, do sexo masculino, por exemplo, deveria ingerir o equivalente a 2,6 litros de água por dia, variando se ele pratica ou não algum esporte. Para adolescentes do sexo feminino o indicado seriam 1,8litros de água diariamente. Para adultos saudáveis a indicação permanece entre 2,2 e 2,5 litros diários, independente do sexo.

Não podemos encarar esses valores como uma regra fixa, pois como comentamos, vários são os fatores que influenciam. Os números devem ser vistos apenas como uma orientação. Até mesmo a região onde vivemos pode influenciar esses valores, através do clima, umidade e até da temperatura local.

A quantidade correta do consumo de água para pacientes saudáveis é variada. O ideal é que a quantidade de água ingerida seja maior que a quantidade de água eliminada pelo corpo (através da urina, fezes, transpiração e da respiração). Nessa situação, em um organismo saudável, todo o excesso será excretado pelos rins.

Pessoas que praticam atividade física, eliminam um volume maior de água pelo suor e pela respiração. Sendo assim elas deveriam ingerir adequada quantidade de líquidos, principalmente durante os exercícios físicos, já que neste momento a perda de água e o metabolismo celular se intensificam.

Curioso é saber que beber água não é a única forma de manter a hidratação correta. Existem também alimentos que auxiliam na hidratação. Porém é preciso deixar claro que esses alimentos não substituem por completo a necessidade da ingestão do líquido.

Nosso corpo, de forma geral, é uma máquina muito inteligente, nos dando sinais do que precisamos. Dentre eles estão eficientes sinais de quando devemos ingerir mais água. Esses sinais se fazem presentes através de sintomas como: boca e lábios secos, pele ressecada e desidratada, urina amarelada e concentrada, cansaço, dor de cabeça, produção insuficiente de lágrimas, espasmos musculares, câimbras, falta de saciedade(mesmo tendo se alimentado bem) e até mesmo “prisão de ventre”.

Dione Borges Tavares Júnior

Médico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *