Projeto Procon Móvel finaliza primeiro mês com saldo positivo

Foto: Divulgação/PMU
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Foram realizados mais de 300 atendimentos em Uberlândia

Lançado em novembro do ano passado, o projeto Procon Móvel, programa idealizado pela Prefeitura de Uberlândia realizou 329 atendimentos durante o primeiro mês de atuação em 2021.

Com o objetivo de levar informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias, o projeto contempla também uma fiscalização ostensiva com orientações à fornecedores e consumidores. Além disso, o Procon Móvel promove ações de educação ambiental relacionadas ao consumo consciente e distribuição de cartilhas educativas para comerciantes e consumidores.

Durante o primeiro mês, a van do projeto percorreu alguns pontos públicos da cidade. Os atendimentos foram realizados no Center Shopping, Uberlândia Shopping, Pratic Shopping e na praça Tubal Vilela.

A van do Procon Móvel é equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. O programa possibilita que o órgão municipal de proteção ao consumidor fique cada vez mais próximo do consumidor. O Procon de Uberlândia é o 2o de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.

Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, o primeiro mês de atividades serviu para verificar como seria a demanda da população com o novo serviço e quais os ajustes necessários. “Ficamos bem satisfeitos com a quantidade de atendimentos presenciais gerados na van, além de centenas de informações repassadas ao contribuinte. A meta inicial era realizar, em seis meses, cerca de mil atendimentos. Já podemos ver que iremos ultrapassar os objetivos”.

Para este ano, a expectativa é que o serviço se torne uma referência descentralizada em atendimentos e continue percorrendo bairros mais afastados do Centro. O objetivo é continuar com o projeto em centros comerciais de bairros, terminais de ônibus, distritos e praças públicas.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Uberlândia foi a segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais em 2021, com 12.003 procedimentos abertos em favor do consumidor. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017. Com a função de defender os direitos do consumidor, o Procon atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação.

De janeiro a dezembro de 2021, o órgão registrou 12.003 procedimentos abertos; 2.018 audiências realizadas (média de 46/dia) e solucionou 8.851 procedimentos, resultando 73% de resolutividade. Entre as empresas com mais queixas estão telefonia, instituições bancárias, faculdades particulares e lojas de eletrodomésticos, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.

 

Secom

Jadir Júnior | Redação

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