
A prática do esporte tem conquistado novos adeptos e em Uberlândia virou febre
Uberlândia, considerada a segunda maior cidade do Estado de Minas Gerais, e a quarta entre as cidades do interior do Brasil com o maior PIB ( Produto Interno Bruto), esta com ar de cidade praiana, sem mar. É que dezenas de quadras de areias tem surgido e tomado conta da cidade. Arenas, Escolas, Centros de Treinamentos, Clubes e até Condomínios Residenciais estão investindo na construção de quadras de areia para a prática esportiva do Beach Tennis.
Mas o que é o Beach Tennis? É o tênis de praia! O esporte foi criado a partir do frescobol e incrementado na Itália, em Ravena, na década de 80. Hoje, já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. No Brasil, o esporte chegou há cerca de 10 anos.
O Beach Tennis proporciona aos praticantes inúmeros benefícios. Além de ser um esporte dinâmico, pode ser jogado tanto de maneira professional quanto por diversão. É considerado democrático, inclusivo, já que é permitido que qualquer pessoa pratique. Pode ser jogado em dupla ou simples – jogos femininos, masculinos e mista. Praticado ao ar livre, mas com possibilidade também de ser jogado em quadras cobertas.
Em Uberlândia, o esporte que virou febre e tem conquistado novos adeptos já possui inúmeras quadras espalhadas por vários bairros da cidade.
Quadras de Uberlândia:
– BT Training – Cidade Jardim
– 3L – Patrimônio
– Orla Beach Esportes – Morada da Colina
– UBT – Morada da Colina
– Bali – Shopping Park
– Oka – Jardim Botânico
– SM Beach Tennis – Santa Mônica Eventos
– Arena Udi – Centro
– Arena Finotti – Jardim Finotti
– Prainha – Santa Mônica
– Pró Beach Tennis – Santa Mônica
– Nick Beach Tennis – Jardim Botânico
– Arena X – Jardim Patrícia
– Cerrado Arena – Pampulha
– Arena Play – Alto Umuarama
– Na Praia – Santa Mônica
Quadras em condomínios
– Reservas do Vale
– Jardins Roma
– Gávea Hill 2
– Golden Village
– Bosque Karaíba
– Jardins Barcelona
– Jardins Gênova
– Splêndido
– Cyrela 1
– Gávea Paradiso
Clubes / Parque
– Praia Clube
– Cajubá Country Club
– Arena Park – Parque do Sabiá
Fonte: Levantamento realizado por adeptos e praticantes do esporte na cidade.

O movimento do esporte em Uberlândia começou de maneira tímida, em meados de março de 2019. Um esporte novo para a cidade, que ao longo do tempo, foi tomando forma e conquistando novos praticantes. A cidade ainda não possui uma associação destinada exclusivamente aos praticantes. Antes da chegada do Beach, as poucas quadras que tinham na cidade, eram usadas para a prática do Futvolei e Volei de Praia.
Atualmente o Beach Tennis conta com vasto calendário, são realizadas competições no âmbito amador e profissional, circuito de clínicas para o aprimoramento do esporte com participação de atletas mundiais, competições amadoras, entre outros.
A pecuarista Estela Rodrigues, conheceu o esporte em 2019. Sempre adepta a prática de exercícios físicos em prol da saúde e qualidade de vida, a pecuarista afirma que o Beach Tennis foi algo libertador, principalmente por conhecê-lo em um período conturbado, em meio a uma pandemia. “O Beach Tennis foi minha valvula de escape”, disse.
Já o financeiro, Leonardo Sousa, que sempre foi praticante assíduo de tênis, não demorou muito, rendeu-se a nova onda esportiva e rapidamente acabou migrando para o Beach.
Tatiane de Paula, pedagoga conheceu o esporte por causa das amigas. “Todas as minhas amigas já estavam jogando. O esporte parecia ser mega divertido, resolve experimentar, gostei, viciei, e hoje jogo quase todos os dias” concluiu Tatiane.
O fato de a cidade mineira ter abraçado a nova modalidade, tem refletido em diversos setores da sociedade. São diversas as mudanças de mercado e novos negócios, o surgimento de novas arenas, contratação de profissionais, construção de quadras particulares, lojas de roupas e acessórios esportivos, lojas especializadas em raquetes, entre outros.
Praia Clube – No Praia Clube, atualmente são 21 quadras destinadas as práticas esportivas de areia. A primeira quadra foi inaugurada, em julho de 2018. Um ano depois, o Complexo de Tênis, ganhou as 6 primeiras quadras exclusivas para o Beach Tennis.
Com a demanda crescente de adeptos e apaixonados pelo esporte, o clube firmou uma parceria com a Unimed, criando uma das melhores estruturas do Brasil, sendo 15 quadras só na Arena Unimed.
Os investimentos para o esporte não param por aí. No final do ano passado, o Praia Clube acertou com o Andre Baran, o número 1 do Brasil e atual oitavo melhor do mundo no Beach, que agora compõe e comanda à equipe de Beach Tennis do Praia. Com a chegada de Baran ao Clube, Uberlândia será referência quando o assunto Beach Tennis.

BT Training – A BT Training é uma escola particular de Beach Tennis. É um dos complexos mais completos da cidade. Surgiu de um sonho pessoal do gaúcho Rafael Bueno, é resultado dessa onda de “sucesso” que tem dado certo. Rafael veio para Uberlândia, para trabalhar em uma multinacional e já era praticante do esporte. Bueno disse q no começo percebeu que as pessoas na cidade, estavam brincando de jogar, mas nao sabiam de fato, o que era o esporte. Seguindo a lógica, teve a ideia de transformar a brincadeira em negócio.
“Começamos com encontros em uma quadra de areia aos domingos somente a família. Passamos a conhecer novas pessoas e agregando cada vez novos adeptos, usávamos a quadra de areia que era para Futvoley, levava meu material e divertíamos,” disse Rafael.
“A BT Training iniciou com uma locação de espaço com duas quadras, posteriormente planejamos um projeto mais ousado. Expandimos para um complexo com 4 quadras e com toda estrutura de vestiário, bar, estacionamento, profissionais capacitados.”
Para 2022, a escola apresenta mais novidades, em breve será construída uma arena anexa à um shopping da cidade, e outra arena no Estado de Goiás.
Arena BALI – A Arena Bali é mais o novo espaço esportivo da cidade e esta situada no bairro Shopping Park. A estrutura que será entregue em janeiro deste ano conta com uma área de 5 mil metros quadrados. Um complexo esportivo e de recreação, com uma mega estrutura dedicada aos esportes de areia, focado no Beach Tennis.
São 08 quadras esportivas, quiosques para alimentação e descanso, restaurante temático, vestiários, lojas, espaço kids e estacionamento.
A Bali tem como proprietário, Bruno Cangussu, um dos pioneiros de quadras de areia, da cidade. A primeira quadra, era usada para as práticas de Futvolei e Volei de Praia, que posteriormente deu espaço para os apaixonados do Beach Tennis.
Cangussu, afirma que investir nessa área é certo, “Esse novo empreendimento será a mais completa estrutura da região, uma referência em formação e treinamento de alunos. E terá como metodologia de Ensino a Basa, uma parceria assinada com a atleta campeã ex numero 1 do mundo de beach tennis – Samantha Barijan.”
Bom dia! Muito boa a matéria, foi de extrema importância para o desenvolvimento de um trabalho na faculdade!