O projeto lançado pela Prefeitura durante solenidade é voltado para a rede municipal de ensino
O ano letivo de 2022 está com boas novidades na rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (9), o prefeito Odelmo Leão lançou o programa de Educação Ambiental para a rede municipal de ensino. O evento de lançamento, realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, contou também com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant. Na ocasião, o chefe do executivo assinou um decreto municipal que institui a Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental (PMEA e SISMEA).
O prefeito enfatizou a importância de trabalhar as questões ambientais dentro das salas de aulas. “Não é possível pensar em educação escolar sem a Educação Ambiental. A qualidade de vida dos estudantes, pais, profissionais da educação e de toda uma comunidade está ligada na melhoria do meio ambiente. A Educação Ambiental muda atitudes, hábitos, mostrando que cada pessoa é responsável por proteger o meio ambiente”, disse Odelmo Leão.
Para o vice-governador de Minas Gerais, cada vez mais a preocupação ambiental está implícita nas pessoas. “Ninguém vai deixar de reconhecer que o futuro do nosso planeta passa pela nossa atitude daqui pra frente”, pontuou Paulo.
A partir deste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação sistematizará a discussão sobre as questões ambientais por meio do programa Educação Ambiental. O tema sempre foi abordado no processo de ensino e aprendizagem, mas foi organizado com a definição de Eixos Temáticos que todas as escolas trabalharão, aprofundando as questões ambientais ao longo de todo o ano escolar. Os temas serão “A Água”, “Fauna e flora silvestre e urbanização”, “Mudanças climáticas” e “Resíduos sólidos”.
Para a secretária da pasta, Tania Toledo, a aplicação da Educação Ambiental é essencial no processo educativo. “O professor diante dos estudantes é uma ferramenta poderosa de ação e de contribuição na evolução da cidadania de cada um. Ampliar o olhar para o meio ambiente, discutir a sustentabilidade, o cuidado com o lixo, a água, o solo, tudo isso eleva o conhecimento, a intelectualidade e afina cada estudante como cidadão, melhorando a realidade ambiental ao seu redor”.
A expectativa é que seja criada uma identidade para a educação ambiental no município, desenvolvida em toda a rede municipal de ensino. Desta forma, haverá uma maior conscientização dos estudantes e da comunidade escolar para o desenvolvimento deuma cultura de respeito à vida e ao meio ambiente de forma individual e coletiva. Os trabalhos serão feitos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Educação Ambiental nas escolas
Nos primeiros meses de 2022, os professores introduzirão a Educação Ambiental com os estudantes, por meio de uma temática geral, “Autoconhecimento e meio ambiente”, seguindo a dinâmica definida em cada etapa de ensino. A Educação Ambiental será desenvolvida em todas as etapas de ensino, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja).
Na educação infantil, a abordagem será feita pelos campos de experiências, já previstos no currículo, durante o dia a dia. Do primeiro ao quinto ano e no Pmaja, o programa será abordado pelos professores regentes, assegurando uma hora/aula semanal. Do sexto ao nono ano, serão quatro horas/aulas mensais, somando-se aos componentes curriculares de Ciências da Natureza (duas horas/aulas mensais) e Geografia (duas horas/aulas mensais). Na EJA, serão duas horas/aulas mensais, que serão incrementadas aos componentes curriculares de Ciências da Natureza (uma hora/aula mensal) e Geografia (uma hora/aula mensal).
Educação Ambiental no Brasil
A Educação Ambiental (EA) é mencionada na legislação brasileira, em específico no artigo 225 da Constituição Federal e regulamentada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), do Ministério da Educação. O trabalho com a Educação Ambiental é citado ainda no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua introdução, como um tema que afeta a vida humana em diferentes escalas de abrangência, desde a local, até a mais distante global.