Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 em São Paulo
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, apresenta uma exposição para marcar a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna. Sem necessidade de agendamento, os visitantes podem conhecer mais sobre a Semana e seus participantes, das 8h15 até 18h45, na Biblioteca Municipal. A exposição estará disponível durante todo o mês de fevereiro, também nas sucursais CEU Shopping Park, das 9h às 16h, e Biblioteca do Roosevelt, das 8h às 18h.
As comemorações seguem até junho, com uma ação especial no Instagram da Biblioteca (@biblioteca_uberlandia) e nas redes sociais da Prefeitura. A cada mês, será disponibilizado um vídeo sobre um escritor participante do movimento, com comentários feitos por professores especialistas em literatura.
O primeiro material já foi divulgado e traz curiosidades sobre Menotti del Picchia (1892 – 1988). Escritor e político, teve a vida e obra marcadas por contradições em suas opiniões e posturas. Foi um dos principais articuladores da Semana de Arte Moderna e abriu a segunda noite do evento, a mais importante e tumultuada.
Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Organizada por diversos artistas e intelectuais, foi um marco artístico e cultural no Brasil. Embora não tenha inaugurado o Modernismo no país, inovou a forma de se produzir arte. Os idealizadores tinham o intuito de criar uma arte autenticamente brasileira, na literatura, na pintura e na música.