Velório de Elza Soares será aberto ao público no Rio de Janeiro

A cantora Elza Soares
A cantora Elza Soares
A cantora Elza Soares

Elza Soares era uma das maiores cantoras do país

O corpo da cantora Elza Soares, que faleceu na tarde desta quinta (21), aos 91 anos, de causas naturais no Rio de Janeiro será velado nesta sexta (21). O local escolhido para o velório será no Theatro Municipal do Rio, no centro da cidade, um dos pontos turísticos da cidade maravilhosa. A cerimônia começará fechada para familiares e amigos, das 8h às 10h, e após às 10h será aberta ao público com duração de até 4 horas.

Logo após o velório, um carro do Corpo de Bombeiros levará o caixão de Elza. Um dos locais onde o corpo da cantora passará será pela avenida Atlântica, local onde Elza morou por muitos anos. O enterro será no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste do Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa de Elza nas redes sociais na noite desta quinta-feira (20).

Famosa pela voz rouca, Elza Soares foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua história de vida conta com tragédias e reviravoltas memoráveis.

Ontem, também pelas redes sociais, familiares de Elza divulgaram um comunicado informando sobre a morte da cantora.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

HISTÓRIA DE ELZA SOARES

Com 34 discos lançados, a cantora, que começou sua carreira no final dos anos 1950, foi e é considerada uma das maiores cantoras da história. Elza Soares foi casada por 17 anos com o craque da Seleção Brasileira Garrincha, e morreu na mesma data que ele, 39 anos depois.

Em 1953 Elza Soares iniciou sua vida artística ao fazer o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros de Ary Barroso, tendo ficado em primeiro lugar.

Em 1999, Elza Soares foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio.
Elza também foi a representante do Brasil na Copa do mundo no Chile.

A cantora conheceu Garrincha, que veio a ser seu parceiro de longa data, durante a Copa do Mundo no Chile, onde se apresentou representando o Brasil. Na ocasião, o jogador era casado.  A relação com o famoso jogador de futebol começou de forma clandestina porque Garrincha era casado. Durante muito tempo, a então recém-cantora foi perseguida, acusada de ter sido a amante que deu fim ao matrimônio do ídolo. Depois de algum tempo, Garrincha se divorciou e casou-se com Elza, com quem teve um filho e manteve uma relação por mais de dezessete anos. O filho, Júnior, faleceu em um acidente de carro em 1986.

O jornalista Zeca Camargo lançou uma biografia intitulada de Elza, lançada em 2018, que foi concebida a partir de 40 horas de depoimentos e com a autorização da cantora. Essa não foi a primeira biografia a contar a história de Elza Soares. Em 1997 foi publicado o livro Cantando Para Não Enlouquecer, de José Louzeiro.

A diretora Elizabete Martins Campos lançou em 2018 o documentário My Name is Now, onde narra a história da cantora.

 

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *