Estreia de Faustão eleva audiência da BAND e afiliadas no horário nobre

Anne Lottermann, Fausto Silva e o filho, João Guilherme - Foto: Divulgação/BAND
Anne Lottermann, Fausto Silva e o filho, João Guilherme - Foto: Divulgação/BAND
Anne Lottermann, Fausto Silva e o filho, João Guilherme – Foto: Divulgação/BAND

O programa  Faustão na BAND será de segunda à sexta-feira 

A estreia do  apresentador  Faustão na Band ontem (17) fez com que a TV BAND fosse vice-líder de audiência na Grande São Paulo, considerado o principal mercado publicitário do país. Em outros tempos, o canal da família Saad atingiu a terceira ou quarta colocação na audiência,  antes, a faixa era ocupada por programação religiosa.

No ar das 20h30 às 22h40 o ‘Faustão na Band’ registrou 8 pontos de média, com picos de 9,5 pontos, o que corresponde em torno de 5 milhões de telespectadores apenas em São Paulo. O número é cinco vezes maior do que a média do Grupo Bandeirantes para o horário, que girava em torno de 1,5 ponto.

Para o programa de estreia Faustão contou com a participação dos cantores Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Alexandre Pires, além das tradicionais Videocassetadas, que inclusive farão parte todos os dias do programa.

Ao seu lado no palco, Silva terá a companhia da  jornalista  Anne Lottermann, que deixou a previsão do tempo do JN para trabalhar na nova atração e João Guilherme, seu filho que também atuará como co-apresentador da atração. O menino, completou 18 anos e afirmou em recentes entrevistas que tem como foco principal seguir os passos do pai.

 

HISTÓRIA DE FAUSTO SILVA

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fausto Corrêa da Silva, mais conhecido como Faustão, é um apresentador, jornalista, radialista e cineasta nascido no dia 2 de maio de 1950, na cidade de Porto Ferreira, no estado de São Paulo. Durante a infância, morou em diversas cidades no interior de São Paulo. Em Araras, foi coroinha da igreja local, no tempo em que as missas ainda eram celebradas em latim, e considerou a ideia de tornar-se padre.

Quando a família se mudou para Campinas, cursou o segundo grau no Colégio Estadual Culto à Ciência, onde foi colega de classe da atriz Regina Duarte. Ainda em Campinas, teve a primeira experiência profissional como locutor, em 1964, nas rádios Cultura e Brasil, transmitindo eventos como a procissão da Sexta-feira Santa, bailes de debutantes e tardes de autógrafos. Quando saiu do colégio, entrou para a faculdade de direito na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, mas abandonou o curso no quarto ano.

Foi repórter esportivo da Rádio Excelsior – acompanhava os jogos narrados pelo locutor Osmar Santos –, Rádio Brasil e Rádio Globo. Convidado pelo apresentador de televisão Blota Júnior, amigo de seu pai, mudou-se para São Paulo em 1969 para trabalhar como repórter de um telejornal da TV Record e como apresentador de um noticiário na Rádio Record. Ampliou assim sua área de atuação e passou a cobrir política e cidade – e tragédias, como os incêndios do Edifício Andraus e do Joelma, em 1972 e 1974.

Ainda em 1971, voltou a cobrir esportes, dessa vez pela rádio Jovem Pan, onde ficou até 1978. A partir de 1972, tornou-se figurinha fácil em mesas-redondas da emissora. Como repórter esportivo, viajou pela América do Sul, Europa e Arábia Saudita, cobriu duas Copas do Mundo e várias edições da Copa Libertadores da América. Foi convidado, também, para ser repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, atividade que exerceu até 1984.

Foto: Divulgação

 

Em março de 1983, passou a apresentar um programa de humor na Rádio Excelsior, o Balancê, com os jornalistas Osmar Santos e Juarez Soares e com a participação dos cômicos Nélson “Tatá” Alexandre e Carlos Alberto “Escova”. Inicialmente, o programa era feito em estúdio. Com a chegada de Fausto Silva, começou a ser realizado no teatro infantil Palhaçaria e Pimpão, e ganhou a participação de uma plateia de cem pessoas. O Balancê fez muito sucesso na rádio de São Paulo e acabou servido de trampolim para o primeiro programa de Fausto Silva na televisão, o Perdidos na Noite.

Ainda em 1983, o apresentador foi convidado pelo jornalista Goulart de Andrade para participar de um quadro do Comando da Madrugada, seu programa na TV Gazeta. O segmento foi batizado de Perdidos da Noite. Em julho de 1984, o quadro deu origem a um programa de auditório, apresentado pelo próprio Fausto Silva, na TV Record.

Fausto Silva virou Faustão e estreou na TV Globo em 1989. Primeiro durante o Carnaval, entrevistando personalidades no Camarote do Faustão. Em março, começou a apresentar o Domingão do Faustão, disputando a audiência das tardes de domingo com o até então imbatível Programa Silvio Santos, do SBT. O programa de variedades – com musicais, entrevistas, brincadeiras e jogos com a participação da plateia e de artistas, boa parte deles do elenco da Globo – tornou-se um sucesso, e a emissora chegou à liderança no horário.

Em 2021 encerrou o vínculo de mais de 30 anos com a Rede Globo e assinou com a BAND, onde hoje comanda o “Faustão na BAND” nas noites da emissora paulista.

Com informações do site: Memória Globo.

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *