Os dados de Uberlândia foram divulgados pela Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais)
Avançando na retomada da economia, Uberlândia registrou a constituição de 4.345 empresas em 2021, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O resultado coloca o município na segunda posição entre os que mais tiveram formalizações em Minas Gerais durante os últimos 12 meses. A cidade ficou atrás apenas da capital, Belo Horizonte.
Ainda conforme a Jucemg, os registros de empresas uberlandenses cresceram 21,5% no comparativo com os dois anos anteriores.
Dando sequência às políticas públicas de estímulo à economia local, a Prefeitura inaugurou, no último ano, o primeiro loteamento empresarial público, o Polo Tecnológico Sul, e o espaço gratuito de coworking para startups e microempreendedores individuais (MEIs). Além disso, seguiu, ainda que de forma on-line, com as consultorias do Agente Local de Inovação (ALI)- uma parceria com o Sebrae.
O aprimoramento da lei Inova Uberlândia, que incentiva a instalação e expansão de empresas do segmento de tecnologia e inovação e possibilitou a construção do Polo Tecnológico Sul, também está entre as ações.
Atualmente, o Município conduz, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, a pesquisa empresarial “Turnê seu Negócio”. Com esse trabalho, a Prefeitura pretende mapear demandas do segmento para ampliar seu suporte ao empreendedorismo.