A obra teve início em abril de 2020 com o objetivo de ampliar e modernizar o Terminal de Passageiros do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia-MG. Como previsto, a reforma foi finalizada e entregue com sucesso no mês de outubro de 2021.
Foram investidos quase R$30 milhões de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para realizar as melhorias necessárias no Aeroporto de Uberlândia. Sendo a segunda maior cidade de Minas Gerais, o município precisava de um aeródromo que suprisse a demanda e estivesse à altura da grandiosidade que é a terra fértil do Triângulo Mineiro.
A inauguração contou com a presença do ministro da Infraestrutura do Governo Federal, Tarcísio Gomes de Freitas. “Hoje é um marco muito importante na história desse aeroporto. Outros virão, mas hoje estamos marcando mais uma ampliação e mais uma adequação do Aeroporto de Uberlândia. Mais que duplicamos nossa capacidade de atender passageiros e de absorver a demanda crescente que virá desta região, pelo agronegócio, pela agroindústria e seus outros potenciais”, afirmou durante a cerimônia.
Quem também esteve presente e discursou no evento de inauguração foi o prefeito da cidade, Odelmo Leão. Ele afirmou que o Aeroporto de Uberlândia foi assunto de pleitos da gestão municipal dele, junto aos governos estadual e federal nos últimos anos, dada a importância estratégica para a logística local e do país.
“Um dos compromissos que assumi, ao retornar à frente da Prefeitura de Uberlândia, em 2017, foi o de trabalhar por melhorias no nosso aeroporto, que, desde 1980, está sob a gestão da Infraero, mas vinha necessitando de uma atenção maior. Felizmente, conseguimos sensibilizar o governo, que finalmente contemplou essa estrutura não apenas com as obras de ampliação, mas também com sua inclusão na rodada de concessões dos aeroportos brasileiros, o que consideramos outra ação essencial para que tenhamos um terminal à altura de nossa cidade, vocacionada ao uso intenso de passageiros e cargas”, disse o prefeito.
Foram alguns meses de desconforto para os passageiros, mas que agora serão recompensados com um espaço moderno, climatizado, confortável e muito mais elegante. Com uma área de embarque quatro vezes maior que a antiga e um espaço de desembarque com tamanho dobrado, as mudanças foram necessárias para que o aeroporto passasse a comportar mais pessoas. A capacidade anual passou de 1,7 milhões passageiros para 3,9 milhões.
“Essa é mais uma entrega da qual nos orgulhamos, porque temos a certeza que estamos contribuindo com o desenvolvimento econômico da região”, disse o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros.
Entre as novidades, estão duas novas esteiras de bagagens, novos elevadores e sanitários, sistema de reuso de água da chuva, iluminação em LED, novos sistemas de som, novas telas de informações de voo, controles de acesso e sistemas de combate a incêndio.
A partir de agora, o primeiro pavimento do aeroporto terá a parte de inspeção de passageiros e áreas comerciais. Esse local também será destinado às companhias aéreas, apoio às áreas comerciais, auditório e locais para treinamentos internos, além de acesso às galerias técnicas. Já no segundo pavimento haverá um mirante com áreas comerciais.
Darah Gomes I Redação