Dezembro é comemorado o Dia do Colunista Social

O jornalista Jadir Júnior - Foto: Leandro Silva
O jornalista Jadir Júnior - Foto: Leandro Silva
O jornalista Jadir Júnior – Foto: Leandro Silva

A data é uma forma de parabenizar os profissionais que atuam na divulgação dos fatos da cultura e da sociedade

Uma das páginas mais vistas de um jornal ou revista é a coluna social. Sempre dedicada a mostrar o que é destaque na sociedade de uma cidade, estado ou país, as páginas sociais ganham destaque pelas exuberâncias dos cliques. De acordo com pesquisas, o número de leitores das páginas sociais em jornais impressos é o mesmo de leitores que consomem informações policiais. Sempre muito explorada as colunas possuem como foco expor outra realidade aos leitores. Por isso usam-se de informações de acontecimentos e fatos sobre a vida de artistas, famosos, celebridades de diversos segmentos ou pessoas consideradas ícones em alguma área.

No dia 6 de dezembro é celebrado o Dia do Colunista Social, a data instituída é uma forma de parabenizar os profissionais que executam o trabalho. Em Uberlândia, o jornalista Jadir Júnior é colunista social há mais de 10 anos.

“Comecei em 2011, escrevendo para um jornal de Araguari. Toda semana eles tinham a edição semanal voltada para notícias de Uberlândia. A coluna era voltada para os destaques da nossa  sociedade, eventos culturais entre outros assuntos. Passei por vários veículos como o Correio de Uberlândia, Gazeta do Triângulo e Diário de Uberlândia, todos impressos.

O termo coluna social antigamente remetia à uma sociedade tradicional, pouco acessível. Eram pouquíssimas as pessoas que realmente eram destaques. Com o tempo as páginas foram alterando o formato, assim possibilitando novas formas de aperfeiçoar o colunismo. O colunista comentou sobre essa evolução.

“Antigamente, quando ouvíamos falar em coluna social, logo lembrávamos das famílias tradicionais, aquelas que em muitas das vezes colaboraram para o desenvolvimento da cidade, estado e famílias que possuíam muito dinheiro, políticos, empresários de renome, etc. Hoje, principalmente com a evolução dos meios digitais, a rede social tornou-se digamos que uma ‘vitrine’. Cada pessoa expõe detalhes da vida pessoal, a festa que esteve, o casamento que participou, a viagem perfeita. O que torna o trabalho do colunista fácil, mas ao mesmo tempo complicado. Fácil porque você consegue identificar com mais facilidade quem está viajando, com quem está, para onde foi etc. E mais difícil por conta do imediatismo, depois de publicada a foto na rede social, já não é tão novidade assim para todos”, conta Jadir.

A figura do colunista sempre foi vista como uma pessoa bajulada  e polêmica.  Jadir Jr conta que as abordagens acontecem de várias formas.

“Recebo inúmeras mensagens de pessoas me dizendo que estão com viagem marcada, que pretendem visitar tal restaurante, que vão encontrar-se com fulano ou cicrano. É engraçado e ao mesmo tempo assustador ver que tanta gente gosta de se exibir! As abordagens vão além de telefonemas e mensagens, algumas pessoas até extrapolam e chegam  a enviar a foto que deseja que seja publicada. Nesses casos, eu a corto e a deixo em uma listinha do castigo. Rs”.

 Além de ser uma profissão pautada no luxo e glamour, os holofotes também viram-se boa parte para as polêmicas.

“É preciso lidar com cautela nessa parte. Às vezes você se depara com ‘n’ casos e é necessário contorná-los de forma pacífica, na medida do possível, é claro. Já presenciei situações que caso fossem publicadas, renderia além de muito assunto na cidade, divórcio e quem sabe, até morte! Rs. Tento ao máximo entender o que realmente a coluna precisa para atender todos os públicos finaliza o colunista.

 Sobre quem sempre é destaque, Jadir comenta sobre como a internet tem colaborado para o trabalho do colunista social.

“Antigamente as colunas eram formadas por fotos e notícias de políticos, empresários, casamentos, celebrações etc. Hoje continuamos com essas coberturas, mas focado em quem realmente faz e acontece. Para ser destaque em uma coluna social hoje não é necessário ter milhões na conta ou ter viajado para vários países, o mundo mudou! Muitas pessoas que não possuem todos esses requisitos que antes eram primordiais para ser destaque no caderno social, ganham enfâse pelo trabalho que desempenham em suas áreas, por exemplo, uma dermatologista que participou de um congresso importantíssimo, ela sim merece ser destaque, pelo tempo  investido, dinheiro e dedicação”.

Sobre como fica antenado em tudo o que acontece na sociedade, Jadir revela os truques. “Estou sempre conectado 24 horas! Posso tentar ao máximo me desligar da função, mas não consigo! As redes sociais hoje acabaram tornando-se aliados no nosso trabalho.”

Jadir Júnior, tem 27 anos é jornalista, colunista social e apresentador. Atuou em veículos como Gazeta do Triângulo, Correio de Uberlândia, Diário de Uberlândia e hoje comanda a própria coluna no Instagram, a ‘Vitrine Social’. Além disso, atua como Relações Públicas do Grupo Soberana e editor da Revista Soberana.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *