Prefeitura lança novo Procon Móvel para levar serviços aos cidadãos

Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU
Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU
Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Para descentralizar os serviços gratuitos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta segunda-feira (22), o novo projeto itinerante do Procon Móvel.  O veículo customizado que viabilizará a ação foi entregue em solenidade com a presença do superintendente do Procon municipal, Egmar Sousa Ferraz, e do procurador geral do Município, Geraldo Alves Mundim Neto, que representou o prefeito Odelmo Leão na ocasião.

A van do novo Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. A ideia é possibilitar, na prática, que o órgão municipal de proteção fique cada vez mais próximo do consumidor. O Procon de Uberlândia é o 2o de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.

Na base móvel, que funcionará de segunda a sexta-feira, o consumidor poderá obter informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias. O projeto inclui ainda fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo, atividades porta a porta para distribuição de cartilhas educativas e capacitação profissional com comerciantes.

O trabalho do Procon Móvel vai permitir que o órgão esteja presente em diversos lugares de Uberlândia, principalmente nos mais distantes do Centro, como centros comerciais de bairros, terminais de ônibus, distritos e nas principais praças. O projeto contempla trabalhar junto com outros projetos sociais da Prefeitura, integrando uma rede de assistência completa à comunidade.

De acordo com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, o objetivo é levar à população acesso à justiça, fomentar o consumo consciente responsável, assim como promover a educação financeira. “Queremos que a relação de consumo seja o centro das discussões, por isso, ampliamos o projeto e queremos trabalhar toda a rede que o envolve”. A meta é realizar nos próximos seis meses, cerca de 1 mil atendimentos na base móvel, palestras e visitar 100 estabelecimentos com atividades educativas.

Início atendimentos

A partir de terça-feira (23) até o dia 25 de novembro, o Procon Móvel estará estacionado no interior do shopping localizado na avenida João Naves de Ávila, 1331, no Tibery. Já do dia 29 de novembro a 03 de dezembro, o serviço estará no shopping do bairro Morada da Colina, localizado na avenida Paulo Gracindo, 15. A programação das semanas posteriores está em elaboração e será divulgada em breve. Durante os atendimentos, será respeitado o protocolo de biossegurança em vigor.

Revista Soberana

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