Os fãs de Dulce María estão vibrando com a estreia do 4º álbum de trabalho da cantora. Com uma pegada pop folk, a jovem quis voltar as origens e mostrar um pouco da cultura indígena. Em coletiva de imprensa, ela falou um pouco mais sobre o álbum e até comentou sobre RBD.
Desde 2020, a cantora vem lançando os primeiros singles do projeto: “Más Tuya Que Mia”, “Te DarÍa Todo”, “Tú y Yo”, “Lo Que Ves No Es Lo Que Soy”, “Nunca” e “Amigos Con Derechos”, que ultrapassam os 7 milhões de plays nas plataformas digitais. Com o nome “Origen”, o novo álbum de Dulce María resgata composições escritas ao longo de carreira da atriz e musicista. Misturando teclado, bateria, baixo, guitarras, violino e mandolina, a cantora apresentará a aos fãs 10 músicas, sendo cinco inéditas.
Em entrevista, ela disse que a canção favorita é “Origen”, que carrega o nome do projeto e é o single principal. A música é uma homenagem aos indígenas. Desde 2010, a cantora esteve envolvida em ajudar e dar visibilidade às causas das mulheres indígenas. No single, Dulce María traz a importância de cuidar do meio ambiente, de olhar pra trás e lembrar de onde viemos, valoriza-los, pela história, cultura e importância no mundo de hoje. Não é à toa que ela decidiu que parte do lucro da música será revertida para projetos sociais feitos com indígenas.
Na entrevista, Dulce falou sobre o significado ancestral das tradições indígenas e como elas precisam ser valorizadas, como o hábito de pintar o rosto e usar plumas. Ela também comentou sobre o trailer do remake de Rebelde, feito pela Netflix. A atriz e ex-RBD contou que gostou do que fizeram com a música principal da novela e disse que a canção está impregnado no DNA dela.
Assista o primeiro clipe do álbum: