Na noite desta sexta-feira, 15, aconteceu a tão aguardada formatura da turma do curso de Especialização Médica em Medicina Integrativa, em Uberlândia-MG.
A comemoração começou no início do dia com a aula da saudade e um lindo almoço, que contou com a presença da Revista Soberana. Emocionados, os estudantes e docentes se reuniram para agradecer uns aos outros e celebrar a grande conquista.
Durante a noite, as blusas e calças deram espaço para uma roupa mais formal e um sorriso no rosto ainda maior. “É uma noite de muita alegria e emoção. Me vem um filme na cabeça quando volto lá em 2016, no início de tudo. Quantos desafios vencidos, quanta superação em colocar este curso rodando. Quanta superação! Quantas vidas cuidadas, tratadas e curadas”, disse Dra. Clarissa, coordenadora do curso.
O evento contou com a presença do Dr. Luiz Alberto Garcia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Dr. Douglas Davi Pena, Diretor Executivo do Grupo Soberana, Dr. Eugênio Luigi, que é referência internacional de medicina, Prof. Eduardo Silva Gouvêa, representante oficial da Uniube e a Dra. Clarissa Oliveira, especialista em anestesiologia, oncologia, genética e bioquímica.
Por coincidência, a formatura aconteceu na data que é considerada o Dia do Professor. Por conta disso, sete docentes foram convidados para compor uma mesa especial e receberam uma linda homenagem.
Choros de emoção, sorrisos e um sentimento de gratidão foram percebidos por todos que estavam no local, tanto pelo evento como pelas 429 horas de curso, que fez com que os profissionais se tornassem ainda melhor na área médica.
“Encontrei a Medicina Integrativa através da Doutora Clarice e isso me potencializou uma visão de novos paradigmas para poder me conhecer e melhorar o atendimento para o meu paciente. É uma coisa imperdível, todos os profissionais da área da saúde precisam aprender e ter o conhecimento dessa especialização”, disse o estudante Dr. Klaus Hund Da Costa Pereira, de Santa Catarina.
Os estudantes aprenderam sobre um sistema de ordem superior aos sistemas conhecidos de cuidados, sendo um que enfatiza o bem-estar e cura do ser humano de forma integral (dimensões bio-psico-sócio-espirituais).
“As pessoas vão aos médicos movidas pela força mais poderosa do mundo: a esperança. Sim, uma esperança de vida e vida em plenitude. Este quadro deverá nortear o agir profissional. Todo o conhecimento recebido no curso visa proporcionar aos profissionais ferramentas para responder a esta esperança depositadas a eles. Hoje não é suficiente ser apenas médico do corpo, da mente e da afetividade. A realidade exigirá que eles sejam médicos de tudo isso e também de almas. Sabe-se que aquilo que constitui o princípio e fundamento da vida é o espírito. Se cuidando bem do corpo, da mente e da afetividade dar-se-á ao espírito condições de assumir o seu papel de inspirar e de conduzir a vida para a plenitude”, afirma a Dra. Clarissa.
Saiba mais
Uberlândia forma nova turma de Medicina Integrativa com coordenação de Dra. Clarissa Oliveira
10 Mais – As três faces que nasceram da realização de um sonho de infância de Dra. Clarissa Oliveira