O que você vai ser antes de crescer?
O que você planejou para sua vida ainda quando criança? Você realizou seus sonhos?
Não foi essa pergunta que a maioria de nós ouvimos quando éramos criança? E talvez não seja assim que muitos de nós indagamos os pequenos que fazem parte do nosso cotidiano? Mas, ela deveria ser a primeira reflexão e percepção antes de fixarmos o olhar apenas no futuro, acreditando que lá estão todas as respostas.
Enquanto crianças, experimentamos o contato com muitas das habilidades que nos guiarão na vida adulta. Recorde por um tempo o que você gostava de fazer, brincar, pensar e se aventurar quando era um tico de gente. Com certeza muito do que você faz hoje, teve início lá na infância, no seu mais íntimo ser criança.
Eu não atuo com atendimento de crianças, nem possuo formação para isso, mas como estrategista de carreiras e marcas de adultos, uma das rotas que faço uso, atrelada às ferramentas da administração, que essa sim é minha formação, é a de buscar na infância a memória afetiva que trazia alegria, espírito coletivo com os amiguinhos, entusiasmo e que pode e quase sempre está carregada de possibilidades.
Sempre nessas conversas de intelecto e expansão da consciência somos bem-sucedidos no ‘recordatório’. Não porque as respostas estejam lá como em um passe de mágica para vida, carreira e negócios, mas porque se descortina uma viagem de possibilidades em se olhar com carinho e atenção a pessoa que fomos e somos, e que podemos seguir aprimorando. Afinal somos seres formados por DNA, somados em habilidades, talentos, diferenciais e muitos vieses de identidade.
Eu sempre convido cada ser humano que tenho a honra em atender em confiança e estratégia, a pensar com calma como chegou até aqui. O convite segue em uma longa e boa parada analítica de, pôr um instante, olhar para a própria estrada e trajetória. Convite que eu te faço agora também. Se permita. O que você queria ser antes de crescer?
Expansão da consciência em forma de ferramentas que uso e aprimoro primeiro em mim enquanto empresária e mentora de negócios de sucesso em gestão e experiências e que me atualiza no que sou e faço, diariamente. Me lembro bem que comecei a empreender quando tinha meus 09 anos e era bolsista de um colégio de freiras, um dos melhores lugares que eu pude estar na minha vida. Bons anos em que tive meus comportamentos, pensamentos e consciência abrangentes, forjados para melhor.
Hoje, como empreendedora acredito que a gente ativa a criatividade e empreende melhor com boas doses de estímulo em diálogo e também com a educação que recebemos. Quando mentalmente visito o colégio que estudei enquanto criança vejo que ele foi uma espécie de passaporte para vida real que um dia seria chamada de adulta. Vida para uma criança de 07 anos que foi se descobrindo dedicada, organizada, com boa caligrafia, estudiosa, boa leitora e exageradamente cumpridora de prazos. De certa forma começavam ali meus anos de empreendedorismo, no colégio particular que transformaria minha vida.
Não, eu não ouvi o questionamento do que eu gostaria de ser antes de crescer, mas quando eu o visito como ferramenta de intelecto e expansão da consciência, aprimoro as possibilidades em seguir questionando quem atendo em vida, carreira e negócios e como tenho a possibilidade de fazer com você que me leu até aqui. O que você quis ser antes de crescer?! Muito do adulto que você é hoje, com certeza iniciou lá, e é bom saber que há anos você se constrói e se aprimora. Desde muito criança. Uma trajetória que sempre foi rota. A rota de um pequeno grande ser em coragem.
Administradora, Professional Coach especialista em carreira e em estratégia empresarial. Especialista em Docência no Ensino Superior; em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.