Como incluir a criançada na organização
Veja dicas de como os pais podem contar com a ajuda do filho(a) na organização da casa
Quando o assunto é organização, muitas pessoas já ficam de cabelos em pé e na hora de incluir a criançada nesse assunto, aí que muitos pais desistem. Parece ser uma tarefa quase impossível, mas só parece. Aqui vou dar algumas dicas importantes para que vocês, papais e mamães, não desistem dessa missão que é tão importante na vida deles.
Primeiramente, existem aqueles que acreditam que para ser organizado, precisa já nascer com o dom, mas não é bem assim. A organização é uma arte que pode ser adquirida com o tempo e com a insistência. Tudo depende da disciplina para adquirir novos hábitos e, quanto mais cedo começarmos a insistir nesse assunto com as crianças, melhor será para elas, tanto na adolescência quanto na fase adulta.
Uma pessoa organizada carrega algumas características como:
- Disciplina
- Responsabilidade
- Boa comunicação
- Pontualidade
Mas, você me pergunta: ‘como fazer isso, Ana?’. Eu entendo que é difícil, até porque tenho uma filha de 5 anos que não gosta de organizar nada, muito pelo contrário, mas eu não desisto. A primeira dica para incluir a criançada nesse momento de organização é entender do que seu filho ou filha gosta. Será mais fácil para eles começarem a organizar a categoria que eles mais têm prazer em fazer. Se são livros, ensine eles a guardarem os livros no lugar correto, ou se são os desenhos, por exemplo, foque na parte do desenho.
Vale lembrar que não podemos incluir tudo de uma vez. Quando adquirimos novos hábitos, sejam eles quando crianças ou já adultos, é importante atingirmos um por vez. Então acrescente aos poucos as novas tarefas. Quando for fácil e natural essa organização, comece a segunda parte.
A próxima etapa é a criançada entender sobre prioridades. Faça com eles uma lista do que são itens prioritários do cotidiano, como arrumar a cama, a mochila, arrumar o quarto, os brinquedos.
Cada família possui uma prioridade específica, então realizem juntos essa lista para que todos os membros entendam o porquê de cada um executar essas tarefas, e o porquê dessa ordem. Algo legal nessa etapa é pedir que os filhos digam também o que gostam mais de fazer na organização da casa, assim a participação deles aumentam e o interesse também.
Outra boa maneira de desenvolver o senso de organização dos filhos é ensinando eles a contribuir com as tarefas domésticas desde cedo. Quando forem fazer uma viagem, por exemplo, ensine as crianças a fazerem as próprias malas, isso proporciona uma noção de organização.
Não é uma tarefa fácil, como eu falei, mas com muito amor e paciência conseguimos transformar a vida das crianças desde cedo e facilitamos a vida adulta que um dia eles irão enfrentar! É importante salientarmos que nós pais somos referência, os principais exemplos para os filhos.
Personal Organizer
Formada pelo curso ‘Seja Personal Organizer’ pelas professoras Ivana Portella e Priscila Saboia
Formada no curso de Reciclagem de Carol Rosa em Dezembro de 2017