Cirurgia bariátrica robótica

Cirurgia bariátrica robótica

Cirurgia bariátrica robóticaCirurgia bariátrica robótica

O Grupo Vivere é o primeiro e até então único centro de cirurgia bariátrica a realizar cirurgia robótica no interior de Minas Gerais

Atualmente, a cirurgia bariátrica pode ser realizada de três maneiras: pela técnica convencional, chamada de cirurgia aberta, pela via laparoscópica e, mais recentemente, por via robótica.

Existem claras vantagens da técnica robótica sobre outras, para o paciente as principais são:

  • Incisões menores;
  • Menor trauma tecidual;
  • Menos dor pós-operatória e necessidade de analgésicos;
  • Menos sangramento;
  • Redução do tempo de hospitalização;
  • Retorno mais precoce às atividades.

Tudo isso se dá porque por meio do robô a cirurgia ganha muito mais performance e resultados melhores. Na videolaparoscopia convencional, a cirurgia é realizada em 2D, ou seja, em duas dimensões, já na robótica é em 3D e em alta definição. Isso aumenta a precisão do cirurgião e consequentemente muito mais segurança é repassada ao paciente. Outra vantagem tecnológica se dá com os braços robóticos, pois eles são multi-articulados e alcançam órgãos e estruturas que a videolaparoscopia não consegue. Essa vantagem fica muito mais evidente em obesos e super-obesos, por apresentarem a parede abdominal muito espessa.

A que pese as evidentes vantagens da cirurgia robótica, a utilização da técnica ainda se restringe a poucos centros, pois o custo mais elevado e a necessidade de treinamentos altamente especializados por parte dos cirurgiões dificultam a disseminação em larga escala. O Grupo Vivere é o primeiro e até então único centro de cirurgia bariátrica a realizar cirurgia robótica no interior de Minas Gerais.  As cirurgias são realizadas no Hospital UMC, em Uberlândia, pelo cirurgião Dr. Marnay, que concluiu a certificação em Atlanta nos Estados Unidos.

Hoje em dia, o Brasil já apresenta centros de capacitação e certificação de cirurgiões, o que facilita e favorece a disseminação da técnica em nosso meio. Com o passar do tempo, fatalmente o custo da cirurgia vai se adequar e mais cirurgiões ajudarão a disseminar essa vantajosa técnica.

Publieditorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *