Uberlândia recebe 1º Seminário de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil
Nesta quinta-feira, 30, Uberlândia recebeu o primeiro dia do I Seminário de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil. O evento aconteceu no Castelli e reuniu diversas personalidades da cidade, inclusive, o Promotor de Justiça de Minas Gerais da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos José Fortes, e o advogado Dr. Douglas Pena, diretor do Grupo Soberana.
A exploração de crianças e adolescentes aumentou durante a pandemia, mas de acordo com relatórios da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o isolamento social dificultou o número de denúncias, pois a maioria dos casos acontece na própria casa dos menores. Com o retorno das aulas, é esperado um aumento no número de novos casos. O seminário foi realizado para capacitar entidades, especialistas e forças de segurança, no intuito de fazerem uma melhor abordagem as vítimas e conseguirem identificar possíveis casos de abuso.
“O promotor, que tem atuação especializada nessa área, deu bastantes esclarecimentos contra a pedofilia, relembrando teorias do Direito Penal, técnicas criminais, além de ter abordado questões práticas, mostrando que muitas vezes o criminoso pode estar convivendo próximo a nós”, disse Dr. Douglas. Ele afirmou que o evento foi necessário para o combate ao crime e também para alertar aos pais que precisam estar atentos aos comportamentos dos filhos no dia a dia.
O seminário faz parte do projeto Todos Contra a Pedofilia, do Dr. Carlos José Fortes. Além da presença do promotor, o evento recebeu também o Coronel Fernando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Ana Paula Junqueira, Secretária Municipal de Governo e Comunicação, Danusa Biasi, presidente do Instituto Carrossel, ONG que apoia crianças e famílias vítimas de pedofilia, e o vereador Ronaldo Tannus, que apoia a causa do combate à exploração sexual infantil.
“O evento foi sensacional, superou as expectativas. A organização ficou impecável e atingiu o objetivo principal, que é a qualificação dos agentes públicos, as forças de segurança, a Polícia Civil, Penal, Militar, Bombeiros, juntamente com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Defesa Civil. A melhor forma de prevenir a pedofilia é divulgando porque o abusador não chega perto de quem conhece, eles chegam perto dos mais vulneráveis”, afirma Ronaldo.
Durante o mandato, o vereador faz questão de apoiar projetos de combate ao abuso contra crianças e adolescentes. “Eu já tenho vários projetos de lei e propostas, alguns aprovados. Protocolamos também na na Câmara Federal, juntamente ao deputado Zé Vitor, alguns projetos a nível nacional, projetos que versam sobre a obrigatoriedade de divulgar mais as informações. Então, [o seminário] está sendo muito bacana e o resultado é melhor do que o esperado, hoje a repercussão foi muito grande”, contou.
O evento aconteceu na manhã e tarde desta quinta e terminará na manhã desta sexta-feira, 1º, com a participação da Dra. Anamaria Silva Neves, docente da IPUFU, psicanalista e integrante do Nuavidas (Núcleo de Atenção Integral às Vítimas de Agressão Sexual).