ONG CAROL acolhe crianças que são afastadas das famílias

ONG CAROL acolhe crianças que são afastadas das famílias

ONG CAROL acolhe crianças que são afastadas das famíliasONG CAROL acolhe crianças que são afastadas das famílias

Todas as crianças são encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude, a instituição é comandada pela empresária Ana Laura Carneiro

Fundada por Ana Laura Carneiro em 2019, a ONG Carol é uma entidade sem fins lucrativos que possui como objetivo principal promover o acolhimento integral de crianças e adolescentes vítimas de abusos, maus-tratos e violência doméstica, que estão em situação de risco pessoal, social e afastadas do convívio familiar e comunitário.

Atualmente, são atendidas pela ONG aproximadamente 10 crianças com idade entre quatro e 14 anos. Todas elas são encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Na instituição, além de morarem, os acolhidos possuem todo o acompanhamento necessário.

“Dois anos antes da criação da Carol, fui voluntária em uma ONG semelhante, me apaixonei pelas crianças, pelo trabalho que executávamos por lá. Faltava abrigos na cidade e aí nasceu a ideia de criar a ONG”, conta Ana Laura.

Todo o processo burocrático para criação da ONG Carol, demorou em torno de um ano, desde o desejo pessoal de Ana até a concepção final. Para a criação, são necessários vários alvarás e permissões, o que demandou tempo.

“Eu tinha uma casa desocupada em Uberlândia e, como me apaixonei por esse tipo de trabalho, resolvemos montar a instituição. Meu marido, o empresário Humberto Carneiro, atuou em todos os trâmites jurídicos e administrativos, enquanto eu cuidava das demais partes. Nossa primeira sede foi no bairro Martins, em seguida, sentimos a necessidade de termos um espaço que comportasse todas as atividades das crianças e por isso construímos um novo espaço, no bairro Shopping Park com capacidade para 30 crianças.”

A história por trás da escolha do nome é emocionante! Ana Laura conta que o nome da instituição é em homenagem à enteada, filha de Humberto Carneiro, que faleceu após um trágico acidente de carro na Espanha.

“A filha do Humberto estudava na Espanha e faleceu após um acidente de carro. Coincidentemente, no meio da criação do nome, Humberto tinha uma Bíblia que pertencia à filha falecida, certo dia, ele abriu o livro e se deparou com uma carta escrita pela filha aos nove anos de idade, que dizia para que ‘Papai do Céu cuidasse de todas as crianças que não tivessem pai e mãe’”.

O espaço tornou-se o lar desses menores, que são afastados das respectivas famílias. Todo o trabalho é supervisionado por profissionais, como pedagogos e assistentes sociais. Na instituição, as crianças passam por atividades extracurriculares, reforço escolar, atendimento psicológico, equoterapia, o que proporciona uma qualidade de vida e um ambiente familiar.

“Nosso desejo era de ampliar este atendimento à outras crianças que também passam pelo mesmo problema. Mas, como nossa ONG está ligada à Prefeitura, a Vara da Infância e da Juventude, seguimos regras que são estabelecidas por estes órgãos”, explicou a empresária.

A ONG é subvencionada pela Prefeitura de Uberlândia, mas trabalha também com ajuda de voluntários que doam rotineiramente. A Instituição já realizou bazares e eventos beneficentes para arrecadar fundos que são usados no custeio de despesas.

A ONG CAROL funciona em na Rua Ivete Cordeiro da Silva, 555 no Bairro Shopping Park. Outras informações: (34) 3234-6850 ou pelo e-mail: instituicaocarol@hotmail.com

Jadir Júnior | Redação

1 thoughts on “ONG CAROL acolhe crianças que são afastadas das famílias

  1. Márcia Cristina de Meireles says:

    Eu avalio como um asessistencialismo.sem sem inspeção do assistente jurídica..como fui entender essas denúncias.que tem fundamento.outra casa Carol um bairro afastado de uberlândia.na última rua do bairro shop parque.nao tem nada CNPJ da casa carol.na frente do imóvel imóvel.outra as cuidadoras são agressiva e sem educação.minha irmã Maura Antônia Meireles. Não precisa disso.porque a casa Carol e afastada do região central de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *