Número recorde foi alcançado em julho com 42 toneladas
Desde sua inauguração, em 2012, o Uberlândia Shopping adotou o tema sustentabilidade, trabalhando rotineiramente com políticas de preservação do meio ambiente, inclusive recebendo certificação ambiental (ISO14001). Ao longo deste tempo, o empreendimento tem demonstrado consciência ambiental ao implementar medidas para economizar recursos e fazer o descarte correto de diversos tipos de rejeitos. Neste sentido, em julho, chegou à marca de 100% dos resíduos gerados dentro do shopping foram enviados para a reciclagem. São toneladas por dia de papelão, garrafas pet, plástico, vidro, óleo, restos de alimentos e resíduos indiferenciados, encaminhados para uma empresa especializada que trata o material, transformando-o novamente em matéria prima.
Todo o lixo gerado pelos lojistas e clientes é recolhido pela empresa parceira, levado para a Central de Resíduos do Uberlândia Shopping, separado em categorias de acordo com sua especificação e acondicionado corretamente até o transporte para destinação final. “Isso inclui pilhas, baterias, lâmpadas e óleo. No caso das lâmpadas, por exemplo, elas ficam armazenadas na doca de resíduos até atingir a quantidade adequada para a coleta e depois encaminhadas para o processo de reaproveitamento do vidro”, explica o Gerente de Operações, Alexandre Henrique Valim.
De acordo com Valim, para alcançar este objetivo na esfera ambiental e chegar a reciclar 100% do que que é gerado dentro do empreendimento, metodologias e tecnologias especializadas e eficientes são utilizadas. “Hoje, nada é encaminhado para o aterro sanitário. Isso é fruto de uma política de Responsabilidade Corporativa Ambiental efetiva que investe em treinamento frequente da equipe responsável pela coleta e separação dos resíduos”, afirma Alexandre.