Ainda há certas ocasiões em que roupa nenhuma substitui um terno bem cortado
Você está pensando em comprar um terno, mas não sabe qual cor escolher? Tudo bem. Esse é um dilema clássico do homem contemporâneo. Antigamente o “dress code” social predominava dentro das empresas. Pode fazer o teste, pergunte ao seu avô como ele e os colegas se vestiam no escritório. Provavelmente a resposta será “terno e gravata”, mas nos últimos anos, houve uma “casualização” dentro do ambiente profissional. Uma pesquisa britânica revelou que somente 1 em 10 pessoas usa terno para trabalhar hoje em dia. Apenas nas profissões mais tradicionais, como advogado ou bancário, os looks sociais continuam a fazer parte da rotina. Só que ainda há certas ocasiões em que roupa nenhuma substitui um terno bem cortado. Quando você quer causar uma boa impressão, ele é a melhor escolha. Exemplos? Uma festa de casamento, uma cerimônia de premiação, reunião com o alto escalão da empresa e assim por diante. Mas, como escolher o look ideal quando você tem pouca — ou até mesmo nenhuma — experiência com esse tipo de roupa?
Uma das primeiras decisões diz respeito à cor. Hoje vou falar sobre as três melhores cores para o terno masculino, por ordem de importância. Ou seja? Se você ainda não tem nenhum terno, compre a primeira opção, depois a segunda e no futuro a terceira. A velocidade depende da sua demanda pessoal, pode ser questão de semanas, meses ou anos. O fato é que, com este trio, você estará bem-vestido em qualquer lugar.
TERNO AZUL MARINHO
O terno azul-marinho é o modelo mais versátil. Ele deve ser escuro o suficiente para passar uma imagem de seriedade. Fazendo essa escolha, você será um símbolo de elegância em qualquer ocasião em que for, desde um casamento sofisticado até uma entrevista de emprego. Funciona igualmente bem com sapato marrom ou preto. Lembrando que o couro do cinto, caso você use, deve casar com o do sapato. A mesma regra vale para o relógio.
TERNO CINZA ESCURO
A melhor alternativa ao azul-marinho é o terno cinza escuro, uma opção elegante e bastante flexível também. Uma vantagem desse modelo é que, no Brasil, poucos homens usam em comparação com a Europa ou Estados Unidos. Então você vai se destacar — na medida certa — onde estiver. O sapato também pode ser marrom ou preto.
TERNO AZUL OU CINZA COM PADRONAGEM
Você já tem um terno azul-marinho e um cinza? Então sua terceira compra deve ser repetir alguma dessas cores, mas agora com uma padronagem, como a príncipe-de-gales ou a espinha-de-peixe. Assim você terá uma opção mais ousada no armário para quando quiser sair do convencional. Lembrando que, quanto mais suave for a textura, mais formal o terno será.
Mas, cadê o terno preto?
Pois é, senhores. Sentiram falta do terno preto? Ele realmente não entrou em nossa lista. Por quê? Alguns motivos. Em primeiro lugar, ele é o mais sério de todos, o que limita as opções de uso. No caso do azul marinho ou do cinza, você pode tranquilamente usá-los de maneira mais casual. Por exemplo, apenas com o paletó fazendo o papel de blazer. Ou calça e camisa sozinhas. Esses looks não funcionam tão bem com a cor preta devido ao aspecto mais formal.
Outra questão é que, no Brasil, praticamente todo mundo tem um terno preto no armário. Especialmente os homens de 35 ou 40 anos para cima. Então, ao apostar no azul marinho e no cinza, você conseguirá se destacar mais no ambiente em que estiver. Espero que eu tenha te ajudado na escolha do próximo terno!
Nando Medeiros
Publicitário
Produtor de eventos
Digital influencer
Criador do portal de moda lifestyle Fashionando
Ganhador da 1ª edição do Reality “Se vira” da TV Paranaíba.