Saúde do homem

Foto: Divulgação.

Estamos em agosto, mês dedicado aos pais e este é um momento adequado para tratarmos da saúde masculina.

Os homens em geral cuidam pouco da saúde, geralmente são as esposas que os conduzem às consultas médicas e, quando se trata de questões urológicas, aí é que a rejeição se torna ainda maior.

Existe um tabu cultural quanto à avaliação preventiva da próstata, levando os homens a evitarem tal exame. Por mais que os meios de comunicação e mídias social façam menção ao tema, ainda existe pouca adesão a consulta espontânea masculina.

Sabemos tratar-se de um fator marcante na cultura do homem brasileiro (“mind set”), o qual ainda conecta a questão do exame retal com a masculinidade. Apesar de já haver algum progresso nesta postura nos homens mais jovens, ainda encontramos muita resistência por parte dos mais idosos.

É importante que se cuidem, pois a visita ao urologista abre um leque de cuidados múltiplos para com a saúde em geral.

Em cada faixa etária o homem sofre por determinadas doenças urológicas, assim sendo desde o nascimento deve-se receber avaliações específicas. Já ao nascimento os cuidados urológicos prestam-se a corrigir má formações congênitas como deformidades penianas, uretrais, escrotais e renais. Na puberdade a orientação urológica torna-se imprescindível para esclarecer sobre as alterações hormonais e mudanças corporais vigentes e orientações quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DST).  Na idade adulta as avalições de fertilidade são imprescindíveis visando a procriação e constituição de família. E seguindo a cronologia ao se atingir a quarta década de existência temos que começar a acompanhar a questão dos tumores principalmente os prostáticos que se tornam mais frequentes na terceira ou melhor idade.

E assim sendo percebemos que o homem precisa ter o urologista como seu melhor amigo, pois ele o acompanhará por toda sua vida.

Desejamos aos pais muita saúde, principalmente neste mês emblemático de celebração. Cuidem-se e não fujam do acompanhamento preventivo.

 

Dr. Adair J. Batista

Urologista / Andrologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *