Com a música correndo na veia de toda a família, o cantor se apaixonou pela área e se tornou um fenômeno do pagode
Alexandre Pires do Nascimento nasceu em um lar de músicos em Uberlândia-MG. A família era muito simples e comandada pelo pai, João Pires, que era baterista, e a mãe, Maria Abadia, cantora e vocalista de uma banda da época. Esse lado também aflorou em Alexandre, nos irmãos e primos, que formaram o grupo musical Só Pra Contrariar (SPC). A partir daí, o cantor se tornou um sucesso e hoje canta solo por todo o mundo.
A rotina do cantor, enquanto criança, era toda envolvida pela música. Não demorou para o interesse de se especializar no assunto crescer no coração de Alexandre. Aos 13 anos, o músico começou a aprimorar os dons que já tinha e aprendeu a tocar cavaquinho. A primeira canção que ele tocou foi Só Pra Contrariar, do grupo Fundo de Quintal. Com isso, Pires se juntou com o irmão e um primo e fundou uma banda de pagode com o nome da música.
Em menos de 5 anos de existência, o grupo SPC já se tornou um fenômeno do pagode brasileiro, sendo reconhecido pelas canções Que Se Chama Amor, A Barata e muitas outras. Em 1997, a banda lançou um novo álbum que chegou a vender mais de 3 milhões de cópias, se tornando na época o 4º disco mais vendido da história da música brasileira.
O sucesso foi tanto que Alexandre foi convidado para gravar com artistas internacionais e ganhou o prêmio de Melhor Artista do Ano no Latin Music Awards. O músico chegou a lançar um álbum solo com canções em espanhol e uma versão em português. Já com alguns compromissos musicais fora da banda, ele decidiu deixar o grupo em 2002 após um show para mais de 14 mil pessoas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Em 2003, o cantor lançou oficialmente a carreira solo com o disco Estrella Guia, que também tinha a versão em espanhol e português. Após 11 anos de muitos sucessos, prêmios e novos álbuns, Alexandre retornou ao SPC em 2013 para uma turnê em comemoração aos 25 anos do grupo. Foram 3 anos de shows por todo o Brasil e ainda lançaram um CD e DVD para celebrar os velhos tempos.
Alexandre voltou ao trabalho solo e hoje faz sucesso com a turnê Baile do Nêgo Véio, que tem 3 horas de duração. Nessas apresentações, o cantor sempre leva ao público canções que embalaram os anos 90 no estilo de axé e pagode, contando com músicas da carreira solo e do grupo SPC.
Além da vida musical, Alexandre também tem o lado pai e empreendedor. Ele é proprietário de alguns restaurantes renomados do país e gosta de estar sempre ao lado da família. O músico é casado com Sara Campos e tem três filhos: Arthur, Júlia e Ana Carolina. Mesmo com a vida agitada de celebridade, o cantor faz questão de tirar um tempo para descansar e curtir as pessoas que realmente importam na vida dele. Dessa forma, ele consegue ter sempre a cabeça no lugar e continuar fazendo o que ama sem deixar que o sucesso suba à cabeça.
Discografia
Entre os mais de 30 anos de carreira, Alexandre já gravou 17 discos solo, sendo quatro em espanhol e cinco gravados ao vivo. Também foram lançadas seis coletâneas, sendo duas em língua estrangeira, e cinco DVDs.
Já com a banda, Alexandre gravou 11 álbuns entre 1993 e 2013, e dois DVDs, que foram lançados em 2002 e 2013.