O Parque do Sabiá é referência na região pela estrutura e lazer. Parte do local é responsabilidade da Futel
O Parque do Sabiá foi tema de reportagens em horário nobre da televisão nos últimos meses. O local recebe milhares de pessoas diariamente e poucas pessoas sabem sobre cada melhoria que é feita a todo momento para que o parque receba os visitantes da melhor maneira possível.
A maioria dessas mudanças são responsabilidade da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), que é um órgão municipal criado em 1978 para desenvolver ações de esporte e lazer em Uberlândia. Além de administrar toda a estrutura esportiva, como poliesportivos, Centro de Iniciação ao Esporte, UTC, Estádio Parque do Sabiá, Arena Sabiazinho, Parque do Sabiá e outros, a FUTEL desenvolve várias atividades que visam o incentivo ao esporte e a promoção da qualidade de vida da população.
Mundo da Criança
Revitalização do Mundo da Criança com a recuperação dos 60 brinquedos do parquinho infantil (reparos, solda e pintura) e instalação de 10 novas gangorras, a construção de duas passarelas e a pintura e pavimentação com cimento das mesas e bancos utilizados para piqueniques.
O local também recebeu um fraldário, espaço totalmente adequado para que os responsáveis troquem e higienizem as crianças, contando, inclusive, com água quente à disposição dos usuários.
Portaria
Para proporcionar mais conforto e segurança, ainda no Mundo da Criança, foi concluída a construção de uma nova portaria, com 83 metros quadrados, revestimento em porcelanato na cor mogno, piso em porcelanato, duas catracas de entrada e duas de saída (adultas e infantis), portões de acesso para pessoas com necessidades especiais, guarita com banheiro e iluminação interna e externa de LED. Em breve também serão instaladas câmeras de segurança na portaria.
Jardim Sabiá
Está em construção no Parque do Sabiá, o Jardim Sabiá, projeto paisagístico que já está com mais de 60% de suas obras concluídas. O local terá, em uma área de 9,5 mil metros quadrados, caminhos de pedra, pergolados, praça com bancos de concreto, iluminação, lago com cascata (com água vinda de uma mina existente debaixo do gramado do Estádio Parque do Sabiá) e plantio de 1,7 mil forrações e herbáceas de pequeno porte, 821 arbustos e herbáceas de médio e grande porte, 80 palmeiras e flores de diversas espécies.
Outro destaque é a pista de caminhada, implantada dentro do Jardim Sabiá para que os frequentadores possam se exercitar ou visitar todos os espaços da área de paisagismo. Após a sua conclusão, o local receberá manutenção periódica, inclusive com irrigação eletrônica.
Espaço saúde
Foi implantado o “Espaço Saúde”, que passará a funcionar no Parque do Sabiá após o fim da pandemia de Covid-19. O local será utilizado para oferecer orientações para a prática de exercícios físicos (especialmente corridas e caminhadas), aferição de pressão, bioimpedância (avaliação da composição corporal), aulas de alongamento e de ginástica funcional.
Piscina
Para atender crianças de até 12 anos, a Futel construiu uma piscina infantil em azulejo, com 240 metros quadrados e 70 cm de profundidade, com acessibilidade. Ela será utilizada para o lazer das crianças aos domingos e para iniciação à natação, após a reabertura total do parque.
Banheiros
Todos os banheiros existentes no Parque do Sabiá foram reformados, com reparos nas partes hidráulica e elétrica, nova pintura e instalação de espelhos. A limpeza dos locais foi intensificada e hoje acontece mais de uma vez por dia. Também foram disponibilizados sabonete líquido, papel higiênico e papel toalha.
Ainda foram construídos, no ano passado, dois novos banheiros e com isso, o Parque do Sabiá passou a contar com dez banheiros (cinco masculinos e cinco femininos).
Quiosques
Foram construídos quatro quiosques no Parque do Sabiá, instalados um próximo à Piscicultura, um próximo aos campos de futebol, um perto da portaria do bairro Santa Mônica e outro no Mundo da Criança. Os espaços são utilizados para a venda de alimentos e bebidas.
Cada quiosque tem 65 metros quadrados e conta com um projeto bastante moderno, com pilar e telhado em estrutura metálica, telhas sanduíche, pias e balcões em granito e acabamento em cerâmica.
Plantio de grama e moderno sistema de irrigação
A Futel plantou 20 mil metros de grama São Carlos e Cuiabana por toda a extensão do Parque do Sabiá e implantou um moderno sistema de irrigação que utiliza a sobra da água da represa do Parque do Sabiá para regar a vegetação.
O resultado disso é que o outono – período que tende a deixar a grama mais seca – não causou qualquer impacto negativo à paisagem do Parque do Sabiá.
Escolinhas e atividades de qualidade de vida
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, as atividades de iniciação esportiva e de qualidade de vida oferecidas pela Futel não foram paralisadas. Desde o ano passado, são oferecidas aulas on-line de mix dance, ginástica funcional e karatê na página do Parque do Sabiá no Facebook. Até o momento, as aulas já tiveram mais de 1,3 milhão de visualizações.
Antes da pandemia, a Futel podia atender até 13 mil pessoas. Com a reorganização de turmas e implantação de novas modalidades, a capacidade de atendimento será de 18 mil alunos após a pandemia.
Poliesportivos
Desde o início da pandemia, a Futel revitalizou os poliesportivos Custódio Pereira, Dona Zulmira, Patrimônio, Roosevelt, Santa Luzia, São Jorge, Tocantins, Jardim Brasília, Tancredo Neves e Patrimônio, além dos núcleos Lagoinha e Viva Mansour.
Os poliesportivos que contam com campos de futebol receberam cabines de imprensa, que serão utilizadas pelos profissionais de rádio e TV para transmissão dos jogos do Campeonato Amador. O novo modelo é construído na oficina da própria Futel, com estrutura metálica, cobertura de policarbonato e dois módulos, sendo cada um com três cadeiras e bancada de apoio.
Ginásios
Impermeabilização em quase 12 mil metros quadrados nos telhados dos ginásios do UTC (Homero Santos, Dr. Eugênio e Anexo), CIE e Poliesportivos Luizote de Freitas, Patrimônio e Roosevelt. Esse serviço garante mais durabilidade contra goteiras, infiltrações, fungos, bactérias e outros problemas, além de melhorar a acústica e diminuir a temperatura.
Parque Aquático Deputado João Bittar Júnior
O Parque Aquático Deputado João Bittar Júnior continua recebendo manutenções e equipamentos para ser utilizado por atletas e paratletas de alto rendimento em treinamentos e competições após a pandemia da Covid-19. A piscina olímpica, com 50mx25m, recebeu 22 canoplas, 11 raias, 2 pares de bandeirolas, 2 pares de suporte para corda de escape, 20 blocos de partida e 4 escadas de entrada e saída da água. A obra foi executada durante as gestões do prefeito Odelmo Leão, por meio de contrato celebrado entre o Município, Estado e União e foi inaugurada em junho de 2020.