Virginia e Zé Felipe mostram a filha fazendo teste do pezinho em casa

Virginia e Zé Felipe mostram a filha fazendo teste do pezinho em casa
Virginia e Zé Felipe mostram a filha fazendo teste do pezinho em casa
(Imagem: Reprodução)

Virginia e Zé Felipe mostram a filha fazendo teste do pezinho em casa

O casal optou por fazer o teste do pezinho na filha em casa na versão ampliada, capaz de identificar de 40 a 50 patologias

Virginia publicou um vídeo em seu canal no YouTube mostrando detalhes do teste do pezinho da filha Maria Alice. A bebê, fruto do relacionamento da influenciadora com o cantor Zé Felipe, nasceu no último domingo, 30 de maio.

A influencer mostrou como foi a experiência do teste do pezinho da filha, que está com 6 dias de vida. “A gente poderia ter feito o teste do pezinho no hospital. Mas a pediatra da Maria Alice decidiu passar um mais completo e a gente acabou deixando para fazer em casa”, explicou Virginia. No vídeo, a bebê aparece recebendo a picadinha no pé direito para a coleta de sangue necessária para o teste.

Virginia ainda contou no vídeo como Maria Alice reagiu ao teste do pezinho. “Ela fez o teste e depois dormiu. Foi tranquilo demais. Depois do teste, demos banho, eu amamentei e ela dormiu a tarde toda”. Segundo a influencer, o resultado completo do teste de Maria Alice sai depois de 15 dias.

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. Ele foi inserido em 2001 quando o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

Atualmente, o exame realizado no Sistema Público detecta apenas seis doenças, enquanto a versão ampliada, já disponível no sistema privado, diagnostica cerca 50 doenças, todas patologias raras. As doenças raras atingem em seu conjunto cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, são de difícil diagnóstico e podem afetar o desenvolvimento neurológico, físico e motor.

A geneticista, professora da Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Dra. Ana Maria Martins, explica que o objetivo do teste do pezinho é detectar doenças antes delas se manifestarem, e prevenir suas graves consequências se não tratadas precocemente, por isso é feito logo no início da vida.

Hoje o maior desafio das patologias raras é o diagnóstico, que pode tardar anos após o aparecimento dos primeiros sintomas. Já com o teste ampliando em recém-nascidos, é possível alterar o curso da doença.

Confira o vídeo completo:

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *