Pesquisa aponta aumento no número de negócios de impacto socioambiental no interior do país

Pesquisa aponta aumento no número de negócios de impacto socioambiental no interior do país
Pesquisa aponta aumento no número de negócios de impacto socioambiental no interior do país
(Imagem: Freepik)

Conduzido pela Pipe.Labo, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental – pesquisa quantitativa referência no ecossistema – aponta que 36% dos negócios mapeados estão sediados no interior dos Estados brasileiros

A descentralização do ecossistema de negócios de impacto socioambiental tem se consolidado nos últimos anos no Brasil. De acordo com a terceira edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, 36% das empresas mapeadas estão sediadas no interior dos Estados. Diante desta constatação, as iniciativas de apoio ao empreendedor social se fazem importantes fora das capitais para que possam avançar na jornada. A análise regional mostra que 58% dos negócios estão na região Sudeste, sendo 40% em São Paulo; 1% no Rio de Janeiro; 6% em Minas Gerais; 2% no Espírito Santo; 16% no Nordeste; 15% no Sul; o Norte e Centro-Oeste têm, cada, 5%.

“Há um número relevante de negócios de impacto socioambientais sediados em cidades do interior. Em uma análise comparativa, vemos que esse perfil de empreendedor tem mais dificuldade de caminhar pela jornada, acessar investimentos e programas de aceleração. Com esses desafios, é fundamental a formação de incubadoras para fomentar a visão de negócios e a cultura empreendedora, além de entidades que façam o trabalho de fortalecimento das pequenas cooperativas para que se entendam como negócios e consiga conexão com as grandes indústrias”, afirma Lívia Hollerbach, uma das coordenadoras da pesquisa.

Pesquisa – DESTAQUES DO RECORTE | INTERIOR

  • Maior incidência na vertical de techs verdes (negócios mais concentrados nos desafios ambientais) |Quando olhamos especificamente para a base de negócios dentro das tecnologias verdes temos mais de 36% no interior.
  • Número sobe no Sul do país | Quando olhamos especificamente para a base de negócios instalados no Sul do Brasil temos mais de 36% no interior dos Estados.
  • No comparativo capital e interior, entre os negócios de impacto do interior há maior presença de mulheres, ou seja, mais negócios com fundadoras.
  • No interior há mais empreendedores não brancos.
  • No interior há um número maior de negócios com empreendedores jovens (18 a 24 anos) e empreendedores maduros (mais 50 anos). Ou seja, no interior aumenta a participação deste tipo de perfil de empreendedor.
  • No interior, há aumento de negócios em fase de ideação, enquanto na fase de escala se concentram bem mais os negócios da capital.
  • Aumenta, entre negócios do interior, empreendedores que já buscaram aceleração, mas não conseguiram.
  • Há aumento, no interior, de empreendedores que registraram queda no faturamento entre 2019 e 2020.
  • No interior, há registro de aumento entre negócios formalizados como cooperativas e associações e MEI.

A íntegra do Mapa 2021 pode ser acessada no site: https://mapa2021.pipelabo.com/

Pesquisa – METODOLOGIA | MAPA DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Estudo conduzido para acompanhar a evolução do pipeline de negócios de impacto positivo no país e destinado a referenciar o retrato atual do setor, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental teve a primeira edição em 2017 e é atualizado a cada dois anos. A pesquisa é elaborada com uma chamada nacional para que empreendedores – que lideram negócios de impacto socioambiental – façam um cadastramento ou atualizem dados na plataforma da Pipe.Social; a coleta de dados do Mapa 2021 foi realizada de 1º de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021. Com o apoio de 62 organizações do ecossistema, a terceira edição do Mapa alcançou 1.300 cadastros on-line com dados autodeclarados por meio de um questionário de 60 perguntas. Para a análise dos dados e elaboração do relatório final, o levantamento contou com uma desk research sobre avanços do setor no Brasil e dados de investimento de impacto no globo, assim como sessões de análise com os patrocinadores e especialistas do campo. A infografia e os dados gerais têm como base 1.272 negócios de impacto operacionais – 28 negócios mapeados declararam fechamento de portas ou a não continuidade de suas operações em 2021. O Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental traz uma amostra não exaustiva do setor, ou seja, o empreendedor se autodefine e se reconhece como integrante desse pipeline. A margem de erro para a leitura dos dados é de 3,1 pontos percentuais; o nível de confiança é de 95% para leituras na amostra geral.

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *