Isolamento social exige atenção aos equipamentos de academias particulares e de condomínios
Atenção à manutenção e estado dos equipamentos são importantes em dois momentos que foram potencializados pela pandemia, o excesso de uso e também a falta dele
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, as recomendações para o isolamento social variam não apenas de uma região para outra, como podem mudar em um mesmo lugar a qualquer momento. Regras se tornam mais ou menos rígidas a cada dia. Com isso um ponto de atenção tem sido o uso das academias particulares ou de condomínios. Seja pelo aumento do uso ou até mesmo pela falta dele nos locais que optaram pelo isolamento da área, o cuidado com a segurança precisa ser redobrado.
“Como qualquer aparelho de nosso dia a dia, como carros, eletrodomésticos, computadores e celulares, os equipamentos fitness também precisam de atenção. Com o uso fora do comum durante esse período, principalmente em condomínios onde o volume e tempo de utilização crescem muito, o cuidado com a manutenção é evidente. Porém, um detalhe importante que muita gente esquece é que academias paradas também precisam dessa mesma atenção”, alerta Rafael Campelo, sócio-diretor de uma empresa de ginástica.
A manutenção consiste desde uma limpeza simples interna e externa com a aplicação de proteção contra a ferrugem causada pelo suor ou maresia, até aferições eletrônicas, regulagens de velocidade, reparos em parafusos, etc. “A manutenção preventiva reduz até 30% dos problemas eletrônicos e mecânicos, aumentando a vida útil dos equipamentos, e diminui em até 20% do consumo de energia elétrica”, destaca Campelo.