Resiliência no empreendedorismo feminino
“Nós empreendedoras, gestoras e líderes mulheres, precisamos ser fortes, resilientes e equilibradas”
Empreender em qualquer área é um grande desafio. Tem horas que o negócio pode estar vivendo um grande momento, mas tem outras que as coisas estão bem complicadas, pode ser por uma questão financeira, de equipe ou com os clientes. Seja como for, o empreendedor à frente do negócio precisa aprender a ser resiliente e enfrentar o que passar pela frente sem se entregar. Às vezes as dificuldades podem ser grandes, por isso precisamos estar preparadas para receber as “pancadas” do dia a dia e tomarmos as decisões certas para sairmos da melhor forma de cada situação.
Pensando nisto, vejo que uma característica extremamente essencial para nós empreendedoras é a motivação diária. Por isso, devemos projetar tudo e trabalhar duro para que nossas ideias e planos sejam colocados em prática, mesmo quando temos que “nadar contra a maré”. E para isso é necessário ter resiliência.
Resiliência é a nossa capacidade de se recobrar frente à uma adversidade que enfrentamos. Saber ultrapassar as barreiras e continuar lutando para conquistar nossos objetivos. Falando sobre o universo feminino e as dificuldades em momentos de crise, podemos destacar as variações de humor por conta dos hormônios, a vontade de abraçar o mundo, já que nós mulheres conseguimos ser bem mais dinâmicas e polivalentes do que os homens, o que pode causar uma instabilidade emocional por conta da sobrecarga de tarefas.
Nós empreendedoras, gestoras e líderes mulheres, precisamos ser fortes, resilientes e equilibradas, de forma que deixemos as emoções que nos atrapalham de lado na hora de encarar de frente as dificuldades. Uma ótima dica para isso é organizarmos as prioridades, cuidarmos da nossa saúde física e emocional para que tudo fique organizado e leve. Assim, conseguiremos ser mais resistentes quando surgirem imprevistos e momentos de crise. Sei que podemos tirar de letra, afinal, possuímos qualidades como versatilidade, sensibilidade, poder de conciliação, proatividade, prudência, dentre muitas outras características positivas no mundo dos negócios.
Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo, Especialista em Finanças e Inteligência de Mercado
Diretora Administrativa , financeira e operacional do Grupo Soberana
Foto Mauro Marques