Síndico do futuro já é uma realidade
“O síndico de hoje precisa ser antenado, trazer segurança e comodidade para o morador, ele precisa ser um expert”
A realidade em um condomínio não é mais a mesma de dois anos atrás, a pandemia da Covid-19 fez com que as rápidas transformações impactassem diversas áreas na vida dos seres humanos e mudasse a rotina de todos. Pessoas que antes se levantavam às 5h da manhã para irem trabalhar e voltavam apenas 23h, agora a maioria fez da casa, o escritório. A área de lazer de um condomínio, antes pouco frequentada, passou a fazer parte da rotina das pessoas. Com tudo isso, os administradores e síndicos dos condomínios precisaram se adaptar à nova realidade.
O síndico foi obrigado a se reinventar, pois as despesas aumentaram, como a energia, consumo de gás, mas muitos condomínios não conseguiram aumentar a taxa de condomínio. Eles precisaram passar a tomar uma série de atitudes como negociações de contrato, novas cotações, entre outras. O síndico do futuro precisa ser dinâmico, antenado, trazer segurança e comodidade para o morador, ele precisa ser um expert.
O caminho é que ser síndico se torne uma profissão regulamentada e com a possibilidade até de ser um profissional de carteira assinada. O síndico do futuro deve ser um especialista na área que tenha conhecimento em economia, organização e muito mais. Já podemos conferir inúmeras empresas que oferecem cursos de habilitação e certificação de síndico profissional, uma coisa posso te afirmar, o síndico que não se adaptar, não será síndico. O futuro na sindicância é para poucos, quem não se reiventar, agir com coragem e gana, já está para trás.
Por isso sempre procuramos trazer conteúdos cada vez mais qualificados e relevantes para que os síndicos possam atuar hoje e no futuro. Trazemos uma expertise no assunto que contam com anos de experiência nesta área de uma forma prática endossada de teoria para que os síndicos possam se sentir seguros das ações que precisam tomar.
Advogado Especializado em Direito Imobiliário da OAB
Diretor-Executivo do Grupo Soberana