Como e por que levar a sua empresa para o meio digital?
“As empresas precisam encontrar novas maneiras de engajar seus clientes e proporcionar uma experiência diferente dos seus concorrentes”
O comportamento das pessoas/consumidores sofreu uma mudança repentina em meio à pandemia que vivenciamos nesses últimos tempos. A forma de adquirir um determinado produto ou contratar um serviço mudou e, com isso, as empresas tiveram que se reinventar para conseguir ser atrativa para seus clientes.
Junto à pandemia veio, sem dúvidas, o medo. E ele foi um grande motivo para que as pessoas viessem a mudar seus comportamentos de compra nos últimos anos. A experiência e o cuidado, aliado com a segurança, foram medidas necessárias para que o cliente de uma determinada empresa pudesse se sentir seguro e conseguir efetuar uma compra futura novamente.
Uma pesquisa levantada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil em agosto de 2020, revelou que os brasileiros aumentaram seus consumos nas redes sociais para “estudarem” mais sobre as empresas. Os resultados foram expressivos, sendo:
- WhatsApp: 78%
- Instagram: 72%
- Messenger: 58%
- Telegram: 54%
Quando essas pessoas foram questionadas sobre quais assuntos tratam com tais empresas, temas referentes a “tirar dúvidas e pedir informações” aparecem no topo da lista.
Existem três tendências que aumentam a necessidade das empresas em fortalecer o modelo de negócio no âmbito digital: a marcha contínua de digitalização dos diferentes pilares de um negócio, crescimento dos nativos digitais (voltados para simplicidade, rapidez e segurança nas interações nos canais digitais) e o surgimento da “voz do consumidor” que além de buscar informações sobre determinado serviço ou produto de forma rápida, agora faz seu feedback nas redes sociais.
Mediante este cenário novo, as empresas precisam encontrar novas maneiras de engajar seus clientes e proporcionar uma experiência diferente dos seus concorrentes e, para adiantar o assunto, existem muitas barreiras para isso que, inclusive, necessitam de um investimento superior se comparada no “antigo comportamento dos consumidores”.
Mas, como levar minha empresa para o meio digital?
Antes de tudo é necessário ser “aberto para o novo”. Quando digo isso não é somente para investimentos, mas para receber elogios e críticas de maneira pública, ou seja, para todo mundo que é seu cliente, potencial ou até mesmo concorrentes.
Para conseguir ter um êxito no ambiente digital, as empresas precisam ter uma combinação baseada em conteúdo, plataforma e experiência para o cliente. O conteúdo é tudo aquilo que será consumido pelo usuário na internet e para conseguir ter êxito nesse quesito, uma maneira interessante de se destacar é agregar conhecimento para a rotina das pessoas, gerando um relacionamento e, consequentemente, a preferência delas. O segundo passo é ter uma plataforma que consiga realizar a combinação de todo conteúdo para estreitar o relacionamento, gerando uma ótima experiência. A plataforma tem como foco conseguir colher os dados dos clientes, interpretá-los e gerar inteligência diariamente. Uma forma bacana para conseguir sobressair é realizar parcerias com as redes de telecomunicações para conseguir enviar alertas, notificações, e tracking das compras de forma segura. Por fim a gente chega na experiência, que é, basicamente, o resumo do conteúdo agregado à plataforma. É na experiência de como está todo seu processo que uma determinada empresa é bem ou mal vista pelas pessoas.
Mas, é aí que muitas pessoas se questionam em saber se é necessário ser “líder” nas três áreas (conteúdo, plataforma e experiência). A resposta é: não. Toda estratégia deve ser focada conforme o objetivo da empresa. Se o objetivo for fazer receita no digital, a informação/conteúdo sobre um produto ou serviço deve ser aprimorada. Caso o objetivo seja promover o cross-selling e aumentar a receita por cliente, a experiência deve ser levada (e muito) em consideração. Porém, caso o foco seja proporcionar eficiência e praticidade, há uma necessidade em investir na plataforma para suprir com as expectativas do usuário/cliente.
Em um cenário onde o ambiente digital consegue aumentar sua relevância no meio das pessoas, as empresas precisam ser tão boas quanto para conseguir atrair novos clientes ou até mesmo retê-los. Focar nos objetivos é o segredo principal para se fazer um bom investimento e ter um sucesso frente aos demais concorrentes. Estejam certos de que quem estiver fazendo o famoso “dever de casa”, dentre os próximos 3 a 5 anos sairão na frente e conseguirão ter resultados expressivos.
Formado em Publicidade e Propaganda
Tem passagens por empresas no ramo de comunicação como também em agências de publicidade
Hoje, atua como coordenador de marketing na Foco Consultoria Imobiliária.