A essência das noivas por Lucas Anderi
O designer que foi da venda de vestidos de noiva de grifes para criador da própria marca
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, o sucesso de Lucas Anderi vai muito além de números e televisão. O estilista sente amor pelo que faz e essa paixão por criar cresceu quando o designer ainda era pequeno. Ele nasceu no Líbano, país do Oriente Médio localizado na Ásia Ocidental, onde os pais tinham lojas de vestidos de noivas. “Eu me encantava com aquele mundo e queria criar, acabava criando cestinhas de flores para as daminhas, sempre gostava de mexer com alguma coisa manual”, relembra o designer.
Por conta das constantes guerras no Líbano, Lucas decidiu se mudar para o Brasil acompanhado da família em 1997. Para ganhar o sustento, ele abriu uma loja de vestidos de noivas no interior de São Paulo, onde conseguiu ter um recomeço de vida. Mesmo sendo algo pequeno e simples, Anderi sempre presou pelo luxo e peças impecáveis, o que chamou atenção das clientes. Ele se formou em Comércio Exterior e começou a levar grifes francesas, espanholas e americanas para a empresa. “Eu sempre fui muito exigente e tive esse olhar de querer crescer mais. Até hoje, se você perguntar se eu estou satisfeito, ainda não, eu quero mais. Eu tenho essa ambição de querer que meu nome fique cada vez mais consolidado no mercado”, afirma o designer que já é considerado um dos ícones de bridal.
O sucesso e a confiança das noivas em Lucas foi tão grande que a loja foi apenas crescendo, o que fez com que as grifes começassem a conhecer o Brasil e se popularizarem no país. O estilista, que gosta de inovação e luxo, decidiu deixar a loja para começar a trabalhar na própria marca. Foi nesse momento em que Lucas Anderi ganhou vida. “Eu falei: eu vou criar os meus próprios vestidos, eu quero que a minha noiva seja única, eu quero que meu vestido seja exclusivo”, lembra.
Desde então, o sonho da maioria das noivas foi ter um Lucas Anderi para chamar de seu. Receber a tão famosa maleta do designer chega a ser uma meta tão grande quanto o casamento. Ela é feita de couro e respeita as medidas de uma mala de viagem de avião para que as noivas possam viajar e levar o vestido tranquilamente. Um luxo que o estilista faz questão de dar as clientes.
Até hoje, o designer guarda com carinho a memória do primeiro vestido. “Uma das peças que não consigo esquecer foi a primeira que criei. Foi a primeira peça que eu botei em uma modelo de prova. Eu sentei e meu assistente falou: vou vestir e ela vai caminhar até você para que consiga criticar e ver o que está bonito e o que não está”, conta. Lucas relembra que, ao ver o vestido na modelo, não conseguiu conter o sorriso e as lágrimas.
A emoção do criador com as criações não é à toa, Lucas considera o trabalho como o casamento dele e o ateliê como a casa. Ele ama o que faz e reconhece o valor da linda arte que desenvolve. “Um vestido de noiva não é um vestido de noiva, ele é um tecido, onde você recorta, modela, cria e faz ele ter esse movimento, esse volume todo. Então, o tecido se torna uma obra de arte. O vestido de noiva para mim é uma obra de arte”, afirma.
Mas porque criar vestidos para noivas? Para Lucas é uma a celebração do amor. “Tem momentos na nossa vida que são registros da nossa vida e o casamento é um registro que não pode passar em branco. Só sabe a sensação de ser uma noiva quem já viveu e é uma noiva”, explica.
No processo de criação, o designer adora ousar de acordo com as vontades das noivas, nunca impondo o que as clientes não gostam. Ele conta que algumas pessoas chegam a questioná-lo por não dizer como deveria ser o vestido, mas ele não gosta de transformar a noiva em alguém que ela não é. “A gente tem que entender como ela é, o jeito que ela gosta. Então, tem muitas perguntas básicas que eu questiono a noiva. ‘O que você gosta no seu corpo? O que você não gosta? O que te incomoda?’. Dentro disso tudo e dentro das referências eu crio”, conta.
Para garantir que tudo saia exatamente no estilo da noiva, Lucas Anderi pega as referências passadas pelas clientes e monta um moodboard. O painel mostra um pouco de cada coisa que a pessoa gosta. Com todas essas ideias e inspirações, o estilista começa a trabalhar em cima das informações e cria o primeiro croqui, colocando no papel o sonho de cada noiva.
Tirando as inspirações e gostos das clientes, também há coisas que influenciam as criações de Lucas Anderi. Uma das coisas que instigam o estilista é a brasilidade. O próprio ateliê dele é cheio de referências, com muito verde, madeira e vários itens de decoração feitos por arquitetos brasileiros renomados, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida.
“É muita brasilidade, eu sou apaixonado pelo Brasil. Eu sou nascido no Líbano, mas acho lindo essa nossa coisa da natureza, do verde. Você anda pelos jardins, traz uma pessoa de fora e ela anda por essa cidade encantada com as árvores e jardins, esse verde que a gente tem. Então, o ateliê é essa coisa de brasilidade. Eu apoio tudo que é feito no Brasil e é isso o meu produto, ele é feito aqui. Tem muita concorrência, muita coisa que vem de fora que é lindo e incrível, mas estou fazendo um produto feito no Brasil, apoiando famílias brasileiras e fazendo o nosso país crescer, esse é meu dilema”, diz Lucas.
Enquanto o estilista se inspira no Brasil, ele inspira os brasileiros. Para quem tem Lucas Anderi como uma referência, ele dá a dica. “Todo vestido tem meu toque, meu carinho, toda a minha atenção. Eu amo o que eu faço e a minha dica é faça o que você ama”, afirma. Ser considerado um artista, um criador, é o grande orgulho da vida do designer.
O estilista atende em média 400 noivas por ano e afirma que, mesmo aparecendo na televisão, o amor e atenção dado a cada trabalho faz uma enorme diferença no sucesso da marca. “Essa satisfação que você passa para as clientes no meio de casamento, no mercado de casamento, é muito boca a boca. Então, essa indicação, além da publicidade, junta tudo e você se torna uma pessoa muito forte”, explica.
O sucesso é tanto que Lucas já se tornou uma celebridade e é parado na rua. Esse reconhecimento cresceu após o estilista participar do programa Fábrica de Casamentos, idealizado pelo SBT e exibido na telinha mais feliz do Brasil e no canal Discovery Home & Health.
Os vestidos do estilista começaram a fazer sucesso e ganhar espaço na mídia. Foi nesse momento que uma produtora da SBT o convidou para fazer um piloto no programa. E em meio a tantos designers, a escolha foi certeira: Anderi abrilhantou as três temporadas de Fábrica de Casamentos e deixou as noivas emocionadas com o trabalho.
“O piloto ficou perfeito, todo mundo que assistiu ficou super emocionado. É um programa de sucesso, até eu me emociono quando assisto. É muito verdadeiro, as pessoas suspeitam que aquilo não seja real, mas é a pura verdade. A gente realiza sonhos de pessoas que não têm condições, pode parecer que eles tenham por que nós os levamos para um mundo encantado”, conta.
Um dos episódios de Fábrica de Casamentos que ficou marcado para Lucas Anderi foi a do casal vegano, que não aceitava nada feito de origem animal. O designer afirmou que foi o primeiro vestido 100% algodão que ele fez na vida. Ele ainda tentou convencer a noiva de aceitar um pouco de seda na peça, mas não conseguiu mudá-la de ideia.
Um dos fatos que deixou o estilista desapontado com a noiva vegana foi no momento da prova do vestido. O programa tem a regra de que as noivas estejam vendadas e não tirem a máscara, pois elas devem ver a peça pronta apenas no dia do casamento, mas ela não cumpriu o combinado e quase foi desclassificada do Fábrica de Casamentos.
“A vegana deu a maior visualização se você procurar no YouTube. Foi quando a noiva era muito insegura e ansiosa, e quis tirar a máscara no meu provador. Então, ela queria ver o produto antes do casamento, foi aí onde eu fiquei uma fera, claro, educadamente. Ela ficou super ansiosa e insegura para saber como era o vestido. Eu entendo esse lado, mas quando nós estamos em um programa e temos regras a gente tem que obedecer”, explica.
O diretor do programa, Marcelo Kestenbaum, concordou com Lucas e contou à Revista Soberana um pouco da experiência com a noiva vegana. “Foi um dos episódios mais difíceis porque era tudo muito limitado. Mas, apesar das dificuldades, o sentimento dos dois foi de realização e a minha de alegria em ver o sonho de cada casal se tornar real”, destacou, Marcelo.
“É uma realização você ver uma pessoa olhar pra você e dizer: eu nunca sonhei em casar de Lucas, eu nunca imaginei que eu estaria vestindo um Lucas Anderi. Então, isso é muito gratificante. A gratidão das pessoas me faz querer cada vez mais. Eu, quando tenho uma cliente, não vou medir o que ela está usando de sapato, bolsa ou qual é o estado, visual dela. Não importa. O importante é o desejo, ela quer, eu vou fazer”, diz.
Se engana quem pensava que Anderi esperava se tornar uma figura pública. “Nunca imaginei ser uma pessoa televisiva. Nunca imaginei que minha marca e meu produto estariam na televisão com essa popularidade toda. Só que, eu acho que quando você faz o que ama, quando você acorda o produto, quando você dorme o produto, você vive o produto, eu acho que irradia. Como dizem, tem pessoas que são estrelas e eu acho que eu sou uma estrela porque eu faço com muito amor”, diz Lucas sobre a profissão com um brilho no olhar.
Sobre a 4ª temporada do programa, os fãs podem suspirar tranquilos porque Lucas Anderi já está garantido. Inclusive, o estilista contou que alguns episódios começaram a ser gravados antes da pandemia de Covid-19, mas as gravações precisaram ser interrompidas para garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos. “Eu não vejo a hora de ser convidado para o primeiro casamento, vai ser uma alegria. Serei o primeiro a chegar, já botando minha noiva ali na igreja, aonde for para ela celebrar o amor”, sonha.
Com televisão, ateliê e tantos projetos especiais que Lucas Anderi tem trabalhado, não sobra muito tempo para fazer atividades diferentes. Mas, o estilista garante que o hobby principal da vida dele é o próprio trabalho. “Eu não sei explicar o quão grande é o meu amor pelo meu trabalho, pelo que eu faço. Eu acho que parte do meu sucesso é porque as pessoas olham e veem que eu sou verdadeiro. Eu quero o melhor para a noiva, quero fazer o meu melhor, eu coloco todo o meu amor no vestido”, diz.
Fora o grande sucesso e o amor imensurável pela moda, Lucas é um homem que adora música e caminhadas. Com uma cultura tão diversificada como no Brasil, um verde tão relaxante e uma cidade tão cheia de novidades como São Paulo-SP, onde vive atualmente, o estilista consegue curtir um pouco.
“A música para mim é assim… para criar eu escuto música, para jantar eu escuto música, tomo banho escutando música, escuto música de tudo quanto é tipo. Meu hobby é caminhar, ver o comportamento das pessoas, estar dentro dessa metrópole, eu amo. São Paulo para mim é a minha vida. Eu adoro ver pessoas novas, eu adoro andar em uma cidade onde sempre tem coisas novas, e coisas que chamam sua atenção”, afirma.
Uberlândia, terra onde nasceu a Revista Soberana, também tem um espaço especial no coração do designer. Ele tem alguns amigos na cidade do Triângulo Mineiro e afirma que o município é aconchegante e acolhedor. “Ser capa da revista de Uberlândia neste ano é um privilégio, sendo que o ano passado a minha loja de Minas Gerais, minha multimarca que vende Lucas Anderi, foi a best seller, a que mais vendeu peças”, conta.
O estilista se mostrou muito grato pela capa e afirmou que não esperava. “Eu fiquei muito feliz em ser convidado, eu não sabia que ia ser capa, eu sabia que ia ser uma matéria muito grande na revista, mas ser capa fiquei muito feliz. Eu acho que energia atrai energia e eu já gostava de Uberlândia”, diz Lucas.
Além das noivas
E não é só de noivas que vive o estilista. Ao tornar real o sonho de tantas mulheres, as amigas e familiares dessas noivas também acabam querendo um Lucas Anderi para chamar de seu.
“Normalmente quando é família muito unida, uma família que gosta de ter essa participação no casamento, a mãe e a filha sempre fazem juntas. E é muito gostoso você chegar aqui e a noiva provar o vestido e a mãe também provar o vestido, e elas saírem daqui felizes porque normalmente só saem daqui felizes, eu acho que no ateliê a gente trabalha com algo que é a felicidade. As madrinhas acabam buscando porque tem muito daquilo, aquela competição de ‘nossa, a noiva vai estar de Lucas, então eu não posso deixar a desejar. Eu quero estar incrível também’”,conta.
Além do mercado de casamento, Anderi também já está expandindo o trabalho e realizou um grande sonho: a própria linha prêt-à-porter, que em tradução livre significa “pronto para vestir”. Esse tipo de coleção é assinada por designers de moda, mas são peças feitas em série e de boa qualidade.
“O prêt-à-porter era algo que eu sempre quis fazer, mas nunca tive tempo por causa das minhas provas. Eu não tinha tempo para fazer isso tudo, era uma loucura minha vida, veio a pandemia e me fez refletir um pouco, pensar e colocar em prática algo que eu sempre quis fazer, que foi a minha linha resort”, conta.
O estilista está sempre cheio de ideias e tentando inovar, tanto é que os admiradores da marca estão sempre sedentos e esperando por novidades de Lucas Anderi. “As pessoas sempre falam sobre mim: ‘ele tá quietinho, mas daqui a pouco apronta um desfile no meio do campo, daqui a pouco cria uma coleção só pra casamento civil.’ Eu tenho tantas ideias na minha cabeça, tantas coisas que eu queria colocar em prática. Agora eu tive um pouco de tempo, mas se eu botar em prática tudo que eu quero fazer não dá tempo, é uma loucura”, conta ele.
Para quem já está desejando novidades, pode esperar com brilho nos olhos porque já tem mais Lucas Anderi sendo preparado. “Ainda vai entrar a minha nova coleção resort 2022, que será de vestidos pretos e brancos. Eu ainda não lancei e é algo que eu nunca fiz. Eu nunca fiz um vestido preto, nunca pensei em fazer um vestido pronto nessa cor e é a coisa mais linda. Eu estou amando fazer isso”, afirma o designer.
Entrevista – Amanda Carvalho / Texto – Darah Gomes
Pingback: Dia dos Namorados - Dicas para presentar o seu amor | Revista Soberana