Dmae orienta a população de Uberlândia para uso consciente do recurso, que hoje está bem acima do recomendado pela OMS
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), registrou no mês passado um aumento no consumo de água por habitante de 5,72% em relação a março, e de 8,96% em relação a abril. A média de consumo diária per capita registrada foi de 254,74 litros por habitante. O número está bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera um consumo de 110 litros/dia suficientes para atender às necessidades diárias.
De acordo com o diretor técnico do Dmae, Geraldo Sílvio, esse aumento no consumo é decorrente das altas temperaturas registradas em março e abril, como também da ausência de chuvas no período. “Percebemos que a estiagem que se inicia no fim de maio começou mais cedo este ano, uma vez que não tivemos precipitação significativa na cidade no mês de abril”, explicou.
Sílvio destacou que a autarquia tem realizado algumas ações para atender o aumento da demanda. “Já colocamos em operação um novo conjunto de motobombas anfíbias na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira, que aumenta a capacidade de produção com economia de energia. Também estamos priorizando os motores elétricos nas duas estações. Por último, a ETA Capim Branco já está em pré-operação. Essas iniciativas garantem a segurança hídrica para Uberlândia”.
Mesmo com essas ações é importante, o uso consciente da água para benefício de toda a sociedade. Entre as ações benéficas que podem ser adotadas estão: corrigir vazamentos, reduzir o tempo de banho no chuveiro, não lavar a calçada com mangueira, reutilizar a água da máquina de lavar, entre outras. (veja abaixo)
Nível em Uberlândia
Os canais de captação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e Bom Jardim estão no nível de 2,93 metros e 3,03 respectivamente. Todavia, é importante a conscientização da população para o uso consciente do recurso.
Saiba como economizar água
– Reduzir o tempo no banho;
– Fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
– Ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;
– Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente;
– Corrigir vazamentos dentro de casa;
– Abolir mangueira para varrer a calçada;
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa para ligar a máquina;
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro.
Pingback: Uberlândia está entre as 25 cidades do Brasil com maior potencial de consumo | Revista Soberana