Pessoas com comorbidades já podem se cadastrar para receber a vacina contra Covid-19 em Uberlândia

Pessoas com comorbidades já podem se cadastrar para receber a vacina contra Covid-19 em Uberlândia
Pessoas com comorbidades já podem se cadastrar para receber a vacina contra Covid-19 em Uberlândia
(Imagem: Reprodução)

Nesta sexta-feira, 7, Uberlândia deu mais um passo importante na vacinação contra Covid-19. As pessoas com alguma comorbidade prioritária, gestantes e puérperas já podem se cadastrar no site no Portal da Prefeitura para receber as doses. Podem se cadastrar pessoas de 18 a 59 anos e a imunização acontecerá seguindo a ordem de prioridade definida pelo Ministério da Saúde.

Poderão fazer o cadastro pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal grave, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares graves, indivíduos transplantados de órgão sólido (ex.: rim, fígado, pâncres, etc), anemia falciforme, câncer (em tratamento e com liberação médica) e obesidade grave, entre outros. Veja a lista completa aqui.

O portador dessas comorbidades deverá anexar no momento do cadastro um atestado médico confirmando a condição de saúde. O modelo do atestado será disponibilizado no Portal da Prefeitura para que a pessoa preencha as informações. O atestado também deverá conter a Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e carimbo do médico responsável.“Definimos a estratégia de disponibilizar o modelo de atestado para ser algo padronizado para todos e pensando também em quem não faz acompanhamento da rede pública”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

Para quem é atendido na rede municipal, haverá um cruzamento de dados entre as informações fornecidas na hora do cadastro com o prontuário eletrônico municipal. No entanto, é fundamental verificar se o cadastro foi confirmado. Caso não seja, será necessário anexar o atestado médico. 

Prioridade na vacinação de pessoas com comorbidades

Devido ao cenário atual de limitação de doses da vacina produzida pelos laboratórios e que chegam de forma escalonada aos municípios, o Ministério da Saúde determinou na Nota Técnica nº 457/2021 os critérios de priorização para a vacinação dos grupos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. Confira na tabela abaixo:

  Fase I
(de acordo com o quantitativo de doses enviadas)
 – Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;- Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade; – Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; – Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
 Fase II
(de acordo com o quantitativo de doses enviadas e ordem de idade*)
  – Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
– Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes; *de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

Agendamento: https://www.uberlandia.mg.gov.br/coronavirus/cadastro-vacinacao/

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *