Na noite desta terça-feira, 13, a Câmara dos Deputados confirmou a morte do deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR), que fazia parte da bancada ruralista. Ele tinha 66 anos e estava internado em um hospital de Brasília-DF desde o dia 3 de março por sintomas graves da Covid-19. Há aproximadamente um mês atrás, o político perdeu a esposa, Marlene Schiavinato, para o coronavírus.
José Carlos Schiavinato nasceu em Iguaraçu, no norte do Paraná. Ele era formado em engenharia civil e chegou a ser deputado estadual (2015-2018), além de prefeito de Toledo-PR por dois mandatos (2005-2012). No final do mandato como deputado federal, o político não resistiu aos sintomas da Covid-19 e veio a óbito. A família de José também perdeu outro membro importante pela doença, a esposa do político morreu na madrugada do dia 12 de março após ter contraído o vírus. Marlene estava lutando contra um câncer quando foi infectada e precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital no Distrito Federal.
O casal deixou dois filhos, duas noras e seis netos. Em nota, a assessoria do deputado confirmou a morte de João Carlos. “Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que neste momento não sabemos compreender. (…) Pedimos a todos que se unam em uma grande oração para um dos homens que mais fez por Toledo e pela região. Schiavinato é o primeiro deputado federal a morrer vítima da Covid-19. O corpo será transladado de Brasília para Toledo. Marlene Schiavinato faleceu no dia 12 de março. Schiavinato nem chegou a saber da morte de sua esposa”, dizia a nota divulgada nas redes sociais do político.
Luto por José Carlos Schiavinato
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial pela primeira perda de um deputado federal em exercício no mandato atual. “Com pesar, recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato. Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados. Estão suspensos hoje todos os trabalhos em plenário e nas comissões. Minhas condolências aos familiares neste difícil momento”, lamentou Lira nas redes sociais.
O Regimento Interno da Casa prevê a possibilidade de suspender as sessões em virtude de falecimento de congressista da legislatura. A vaga deixada por José Carlos Schiavinato na Câmara será assumida pelo suplente Valdir Luiz Rossini (PSDB-PR).
Lamentos sobre a morte do deputado
Assembleia Legislativa do Paraná: “É com pesar que informamos o falecimento do deputado federal e ex-deputado estadual, José Carlos Schiavinato. Mais uma vítima da COVID-19. José Carlos Schiavinato sempre manteve sua postura séria, técnica e comprometida e por 33 anos foi funcionário público. Nossos sentimentos a família.”
Eduardo Pimentel – Vice-prefeito de Curitiba: “Sinto muito mesmo! Um bom amigo! Uma grande pessoa!”
Iracema Portella – Deputada Federal: “Descance em paz!”
Pedro Lupion – Deputado Federal: “Meus sentimentos a todos os amigos, familiares e próximos ao deputado Schiavinato, que prestou relevantes serviços ao nosso estado do Paraná.”
Ricardo Barros – Deputado Federal: “Sentimentos!”
Duio Botta – Ator: “Gratidão”
Wellington Schiavinato – Sobrinho: “Eu não acredito que o senhor partiu, isso parece um sonhos ruim… O senhor cuida de nós ai de cima …. Te amo cara! Sempre, jamais esquecerei de tudo oque me ensinou deste últimos anos e jamais esquecerei do pau de sebo e de suas gargalhadas por eu não conseguir subir e pegar as notas que colocava e nossos natais em família….. Poxa tio, poxa…..”
O deputado federal Felipe Francischini e o deputado estadual Guto Silva colocaram alguns emojis tristes nas redes sociais de José Carlos Schiavinato.
Sobre ele
José Carlos Schiavinato estava seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi ainda integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que funcionou entre março e outubro de 2019. Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).