Nesta terça-feira, 13, fez um mês que o comediante Paulo Gustavo, de 42 anos, foi internado em um hospital do Rio de Janeiro com sintomas de coronavírus. A doença foi confirmada e o estado de saúde do ator foi piorando ao longo do tempo, tendo sido necessário usar a Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), que é uma ventilação mecânica para permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. De acordo com o último boletim médico divulgado, o protagonista de Minha Mãe é Uma Peça continua em estado grave.
Na semana passada, mesmo em estado grave, o boletim médico dizia que Paulo Gustavo apresentava sinais de evolução progressiva no quadro clínico. Já nesta semana, foi dito que o caso está crítico. “Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e apresenta sinais de gravidade. As diversas complicações pulmonares já demandaram procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares”, dizia o boletim divulgado no domingo, 11.
“Às fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários. A situação clínica do paciente é crítica e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação. Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”, esclareceram os médicos.
Paulo deu entrada no hospital com sintomas fortes do vírus no dia 13 de março. Durante o tratamento, no dia 22 de março, o comediante precisou ser intubado e sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece até hoje. Familiares, amigos e fãs do ator têm pedido orações e torcido pela recuperação completa de Paulo Gustavo. Algumas notícias falsas foram divulgadas afirmando que o comediante havia morrido, momento em que o esposo do ator, Thales Bretas, pediu para que as pessoas não acreditem em qualquer notícia e afirmou que continua com a fé de que tudo irá melhorar.
“Peço pra vocês não acreditarem em fake news, não espalharem notícias que não tenham certeza que sejam confiáveis! Eu e a assessoria de imprensa dele estamos sempre que podemos atualizando vocês de forma segura e honesta. Vamos ter fé, confiar em Deus e na cura! (…) Manter a energia positiva é muito importante pra recuperação! O desespero só aflige e atrasa o tratamento. Sigamos confiantes na medicina e no conhecimento que essa doença tem nos trazido. Aproveito também pra agradecer toda a equipe fantástica de cuidados”, escreveu Thales.
O marido de Paulo Gustavo, assim como Dea Amaral, mãe do ator, pediu para que as pessoas se protejam contra a Covid-19. “Esse vírus é muito perigoso, não me canso de repetir isso, evite ao máximo que ele chegue em suas casas! Usem máscaras, evitem aglomerações, o momento é reclusão até a imunização avançar e as coisas acalmarem”, disse ele. A idosa fez o mesmo pedido para população nas redes sociais, além de ter agradecido as orações que os fãs têm feito pelo comediante.
Cacau Protásio, amiga de Paulo Gustavo, também é internada
A atriz e amiga de Paulo Gustavo, Cacau Protásio, de 45 anos, também foi internada na última semana de março. Ela teve uma crise de pancreatite aguda e precisou passar por dias cirurgias. Mesmo o quadro sendo grave, os médicos informaram que ela está se recuperando bem.
Poucos dias antes da internação, Cacau fez uma linda homenagem a Paulo Gustavo nas redes sociais no Dia do Fã, celebrado no dia 17 de março. “Sou fã dessa cara, generoso, maravilhoso, gente muito boa, lindo… é Muita coisa boa em uma pessoa só. Paulo Gustavo receba todo nosso amor energia que estamos emanando pra você, sai logo daí, eu tenho muita promessa pra pagar, vem… eu peço a Deus de minuto em minuto que traga a cura pra você e pra todos os doentes dessa doença que não quero mais falar o nome. Deus te cure, que Maria Aparecida te cubra com seu manto sagrado. Deus abençoe e proteja nossas mães, não deixando que elas sofram. Amém”, escreveu a atriz.
Saiba mais
Paulo Gustavo tem melhora no estado de saúde após agravamento do quadro de Covid-19
Paulo Gustavo é intubado após testar positivo para Covid-19
Pingback: Paulo Gustavo sofre embolia pulmonar e caso médico agrava | Revista Soberana
Pingback: Paulo Gustavo morre vítima de Covid-19 | Revista Soberana