Você conhece ou já ouviu falar do ClubHouse? O aplicativo foi lançado em 2020 e despertou a curiosidade de muitos usuários de diversas mídias sociais. Apesar de ainda estar disponível apenas para sistemas IOS, a mais nova mídia social ganhou popularidade nas últimas semanas devido ao seu sistema único e sua “exclusividade”. Diversos artistas como Anitta, Drake e Felipe Neto já se posicionaram na plataforma, que oferece aos seus usuários uma maneira única de interagir. Quer conhecer mais sobre a mais nova mídia social do momento e descobrir como participar dela?
O que é o ClubHouse
O ClubHouse é uma recém-lançada mídia social que está gerando curiosidade e interesse nos usuários das mídias sociais tradicionais, por conta da maneira única de interação entre seus participantes: chats de voz. As interações entre usuários da nova plataforma são realizadas por meio de chats de voz, em que diversas pessoas expõem suas opiniões e trocam ideias entre si. No aplicativo, existem salas em que usuários se reúnem em grupos para discutir interesses em comum. No ClubHouse, você encontra salas com uma variedade grande de tópicos e temas e pode participar delas ou até mesmo criar sua própria sala.
Como se cadastrar na plataforma
O ClubHouse, apesar de ter gerado interesse e ganhado popularidade nas últimas semanas, ainda está disponível apenas para o sistema IOS e, para fazer parte dessa nova mídia social, é necessário receber um convite de um contato seu que já participe da plataforma. Para se cadastrar na mídia social após receber um convite de um amigo, baixe o aplicativo na Apple Store e acesse o link disponibilizado no convite.
Ao entrar no aplicativo pela primeira vez, a plataforma pede que você informe seu telefone, nome completo e o nome que você gostaria de colocar no seu perfil. Para criar o seu perfil, basta selecionar uma foto e adicionar uma biografia. Você também pode adicionar seu Twitter e Instagram para que seus seguidores o encontrem em outras plataformas também. Após criar o seu perfil, o ClubHouse te oferece diferentes tópicos. Você deve selecionar temas do seu interesse, porque, dessa forma, o aplicativo te irá te sugerir salas com temas que te interessam.
Como funciona o aplicativo
O objetivo principal do aplicativo é permitir que seus usuários tenham uma experiência única de interação por meio de chats de voz. Portanto, para você interagir com outros usuários, é necessário participar das salas de bate-papo de voz. Ao entrar em uma das salas, você automaticamente verá o ícone dos participantes e começará a ouvir os usuários que estão falando; estes possuirão um ícone verde ao lado do seu nome.
Caso você queira acrescentar algo à discussão, basta selecionar o ícone da pequena mão no canto inferior direito da tela. Assim, os mediadores da sala verão que você deseja falar e podem ou não te conceder a permissão para expor sua opinião e interagir com os demais falantes. Caso você deseje sair da sala, basta selecionar a opção “leave quietly” (deixar a sala em silêncio). Também existe a opção de notificar um amigo ou seguidor seu dentro da sala. Para fazer isso, basta selecionar o ícone do mais no canto inferior direito da tela.
ClubHouse e suas vantagens para marcas e empresas
O ClubHouse trouxe dinamismo às discussões. Além de ser a primeira mídia social baseada singularmente em chats de voz, ela apresenta diversas vantagens e benefícios para os seus usuários, principalmente para marcas, empresas e profissionais que querem divulgar seus trabalhos e participar de discussões sobre temas relacionados à sua área de atuação. Por meio do ClubHouse, você pode facilmente conhecer e interagir com profissionais da mesma área de trabalho que a sua, permitindo que sua rede de contatos se expanda e você possa absorver novos conhecimentos todos os dias.
No ClubHouse, você pode participar de diversos grupos e receber notificações do aplicativo sobre o horário das salas e sobre seus seguidores, permitindo que você organize seu horário para participar de discussões e conversas interessantes. A mais nova mídia social veio trazendo inovação e, como seu objetivo é incluir cada vez mais usuários, é de se esperar que em breve ela seja aberta ao público. Portanto, fique de olho e acompanhe as novidades do ClubHouse.
Pingback: Spotify lança aplicativo Greenroom para competir com Clubhouse | Revista Soberana