O livro Ideias Incontidas – VI será disponibilizado gratuitamente nos formatos físico e digital. O lançamento será nos dias 22 e 25/03 com apresentação do violeiro, Luiz Salgado, entre outras atrações.
Crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, foram selecionadas para participar do projeto Ideias Incontidas, que tem como foco a realização de um processo de formação cultural fundado na experiência e criação literárias, tendo como público-alvo moradores de bairros de periferia em Uberlândia. No fim da tarde desta quinta-feira, 18, foi divulgado que esses participantes escreveram um livro que será lançado na próxima semana.
O projeto iniciou suas atividades em fevereiro de 2020 no formato presencial, com oficinas de 2h semanais. Mas, em função da pandemia global da COVID-19, as atividades foram realizadas em formato remoto a partir do segundo semestre de 2020. “Dessa forma, as oficinas on-line foram realizadas em uma plataforma gratuita com duração de 1h por semana. Também foram realizados workshops de produção literária com a escritora Cleusa Bernardes”, contam os arte-educadores do projeto, Rafael Michalichem e Érika Moraes.
O resultado do trabalho é a publicação de um livro com os textos produzidos pelos participantes. “Nossas oficinas foram realizadas através das telas e juntos com os nossos autores tivemos muita contação de história, jogos lúdicos, músicas e bastante interação com os participantes, ainda que, separados por contextos diversos, percebemos no livro Ideias Incontidas VI textos que expressam sensibilidade e poesia”, comenta Érika Moraes.
Assim, as oficinas tornaram-se um meio para essas crianças e adolescentes se expressarem e se manifestarem através da escrita e da arte. “Temos textos que retratam o novo cenário da pandemia, como por exemplo o poema de Melissa Gelles que aborda o isolamento social. Ela se expressa na escrita sobre como tem sido este momento para uma adolescente, longe dos amigos, dos abraços e sobre como é ter que se adaptar a uma nova rotina com muita saudade”, cita Moraes.
Outra participante do projeto, Thainá Marques de Deus, de 13 anos, compartilha seu sentimento sobre esse momento. “É uma sensação maravilhosa saber que as nossas histórias têm o seu valor e que podemos dividir nossas ideias com outras pessoas. Nunca imaginamos ter esse privilégio de ser escritores. Sempre fomos muito bem orientados e as aulas são muito atrativas. Em nossa turma, nos dedicamos bastante para fazer nosso melhor. Em meu nome e em nome dos meus colegas deixamos a nossa gratidão pela oportunidade, por todo ensinamento e esperamos ansiosos pelo retorno das atividades”, diz a nova autora.
Lançamento do livro
Além do formato físico, o livro “Ideias Incontidas – VI” será disponibilizado digitalmente e a distribuição nos dois formatos será gratuita. O evento de lançamento do livro também será feito no formato digital e será conduzido pelos arte-educadores do projeto. Serão três lives transmitidas pelo canal do YouTube do EMCANTAR, sendo duas delas destinadas a alunos de escolas públicas, e uma aberta à comunidade. “Nas lives, os educadores contarão um pouco do processo de produção literária no contexto digital e de isolamento social, e farão algumas apresentações de obras do livro por meio de declamações, contação de história e intervenções artísticas. Além disso, a programação da live aberta à comunidade também contará com depoimentos dos participantes e a apresentação artística do violeiro, cantador e compositor, Luiz Salgado”, informa Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, responsável pela realização do projeto Ideias Incontidas.
*Lives destinadas a alunos de escolas públicas: 22/03 às 15h e às 17h
*Live oficial de lançamento do livro: 25/03 às 17h30
Todas as lives são gratuitas e transmitidas ao vivo pelo canal EMCANTAR no YouTube.
Livro Ideias Incontidas VI
Obra coletiva com textos produzidos por crianças e adolescentes de 08 a 14 anos, moradores de bairro de periferia de Uberlândia/MG, durante o processo de formação vivenciado no projeto Ideias Incontidas por meio de oficinas online em 2020.
Organização: Ana Lopez, Rafael Michalichem e Érika Moraes
Capa e Projeto Gráfico: Pablo Mendonça
Ilustrações: Rafael Michalichem