Taxa Selic chega a 2,75% após 6 anos sem aumento

Taxa Selic chega a 2,75% após 6 anos sem aumento
Taxa Selic chega a 2,75% após 6 anos sem aumento
(Imagem ilustrativa)

Nesta quarta-feira, 17, O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu e decidiu, por unanimidade, que a taxa básica de juros será elevada após seis anos sem aumento. A Selic passou de 2% para 2,75%.

Desde julho de 2015, o país não registrava aumento na Selic e a mudança pode afetar drasticamente o consumo dos brasileiros. Os analistas financeiros já previam a alta da taxa, mas não projetavam que fosse tão significativa.

O aumento da taxa é causado por problemas na economia do país, como alta na inflação, desvalorização do real e aumento dos gastos do Governo Federal. Por conta disso, o Comitê decidiu ajustar a Selic para 0,75 ponto percentual.

“Na avaliação do Comitê, uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos. Além disso, o amplo conjunto de informações disponíveis para o Copom sugere que essa estratégia é compatível com o cumprimento da meta em 2022, mesmo em um cenário de aumento temporário do isolamento social”, afirmou a assessoria de comunicação do Copom.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Roberto Oliveira Campos Neto (presidente), Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Fabio Kanczuk, Fernanda Feitosa Nechio, João Manoel Pinho de Mello, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza.

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *