Luiz Inácio Lula da Silva escalou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), como emissário para estreitar a relação com o PSDB e outros partidos. Os políticos afirmam que a iniciativa foi feita com intuito de encontrar missões para que o ex-presidente possa ajudar na crise contra à Covid-19. A situação é vista também como uma estratégia para campanha das eleições de 2022.
Lula teve as condenações anuladas no dia 8 de março pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. A partir desse dia, o ex-presidente participou mais da política do país e chegou até a fazer uma coletiva de imprensa para falar sobre a crise atual do Brasil. Uma das decisões de Luiz foi escalar Wellington Dias para estreitas relações com outros partidos e ajudar a conseguir vacinas e insumos para combater à Covid-19. “É hora de dar os braços ao João Doria, ao Eduardo Leite, independentemente de 2022. É a hora de os líderes demonstrarem grandeza”, afirmou o governador do Piauí ao Estadão.
Sobre o emissário
José Wellington Barroso de Araújo Dias é um bancário, escritor e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. Cumpre seu quarto mandato como governador do Piauí, eleito em 2014 e reeleito em 2018, depois de ter exercido o cargo entre 2003 e 2010.