Praça Tubal Vilela: um marco histórico em Uberlândia

Praça Tubal Vilela um marco histórico em Uberlândia

Praça Tubal Vilela: um marco histórico em Uberlândia

“O local guarda recordações do povo daquela época. Se conversarmos com uma pessoa mais antiga, ela provavelmente se lembrará de como as pessoas andavam por lá bem vestidas, casais trocavam olhares, crianças corriam para pegar na mão de sua mãe depois de ficarem para trás por terem se deslumbrado com uma das árvores de Bambus plantadas ali”

Praça Tubal Vilela um marco histórico em Uberlândia

A praça Tubal Vilela é um dos destaques na cidade de Uberlândia, conhecida por sua beleza natural, localização na parte central da cidade e por ter um grande movimento de pessoas. Hoje quem passa pela praça não imagina a quantidade de histórias que ela possui. Ela foi campo de futebol até 1910, e quando se transformou em praça, primeiro foi batizada como República popularmente chamada de Bambus, depois de Benedito Valadares.

O local guarda recordações do povo daquela época. Se conversarmos com uma pessoa mais antiga, ela provavelmente se lembrará de como as pessoas andavam por lá bem vestidas, casais trocavam olhares, crianças corriam para pegar na mão de suas mães depois de ficarem para trás após terem se deslumbrado com uma das árvores de Bambus plantadas ali. Casais se conheceram, se casaram, alguns até terminaram na atual praça Tubal Vilela. Em determinado momento daquela época, alguns lojistas pediram a retirada dos bambus que além de impedirem a luminosidade, soltavam um pó que sujava as ruas, passeios e os interiores das lojas.

Em 1938, a praça recebeu o nome de Benedito Valadares, interventor do Governo Provisório de Getúlio Vargas em Minas Gerais. O local foi totalmente remodelado, passando a ter fonte luminosa no centro de um coreto, tornando-se assim o local especial para as pessoas irem se relacionar, namorar e se divertir.

Anos depois, em 1945, após o Estado Novo, Benedito Valadare resolveu trocar o nome da praça novamente para “República”, e em 1959, o prefeito Geraldo Ladeira, por sugestão do vereador Romero Santos, mudou o nome para Tubal Vilela, uma homenagem ao ex-prefeito da cidade, que foi um dos maiores homens públicos de Uberlândia. Ele traçou os rumos do futuro da nossa cidade. Além de criar a empresa Imobiliária Uberlandense, hoje a ITV Empreendimentos tem dado continuidade a jornada de desenvolvimento de Uberlândia e região.

Praça Tubal Vilela um marco histórico em Uberlândia 2

A praça Tubal Vilela passou por uma intervenção paisagística de acordo com o projeto do arquiteto João Coury, que buscou inspiração em seus ideias. A praça foi inaugurada em 1962, ano de da morte de Tubal Vilela, que chegou a ver o local com seu nome.

Praça Tubal Vilela um marco histórico em Uberlândia 2Tubal Vilela da Silva

Foi um homem simples que nasceu no ano de 1901 na cidade de Santa Maria, que hoje pertence a Miraporanga, mas na época pertencia a Prata. O político mudou-se para Uberlândia ainda criança, pobre, de pés descalços e morreu como um dos homens mais ricos da cidade e região.

No início da vida em Uberlândia, Tubal trabalhou em comércio, em jornal humorístico, foi caixeiro, tocou flauta em algumas festinhas e foi dono de um boteco de bananas, o qual chamou de Empório Central. Tubal Vilela instalou em Uberlândia o primeiro posto de gasolina. Além de empresário Tubal tinha vocação política, ele foi eleito a vereador em 1936 e teve seu mandato garantido até 1954. Nessa trajetória ele tornou-se amigo de Juscelino Kubitshchek, Adhemar de Barros, Benedito Valadares, entre outros que fizeram a diferença na cidade. Ele foi eleito a prefeito de Uberlândia no período de 1951 a 1954. E também foi deputado estadual em Minas Gerais, durante o período de 1955 a 1959 (3ª Legislatura), pelo PSD.

Dentre os vários feitos de Tubal Vilela estão: Construção de pontes e rodovias, reforma de escolas, criou a imobiliária Tubal Vilela, comercialização de 20 mil terrenos na cidade, além de prédios, fazendas, sítios e chácaras.

Alinne Sousa – Jornalista graduada pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *