Mulheres, empreender vale a pena!
Alessiane Peixoto Cabral Batoni é presidente do Sindivestu (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia), e atua no empresariado local desde meados de 2002. O Sindivestu compõe os 11 sindicatos patronais vinculados a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) Regional Vale do Paranaíba, sediada em Uberlândia. Com isso, o sindicato patronal representa e defende os interesses das indústrias do vestuário da cidade através do associativismo. A mais jovem e a única mulher entre os 11 presidentes,lidera uma gestão eficaz, dinâmica e de empatia com as marcas do setor citado, entre elas as consagradas Patrícia Bonaldi, Fabiana Milazzo, Raquel de Queiroz, Honoria, e outras empresas de confecções em geral.
Nascida e criada em Uberlândia, casada, com dois filhos, 44 anos de idade, e quase 20 de empresariado; além de atuar no ramo de uniformes na cidade de Uberlândia, a empresária também tem negócio no setor de panificação e confeitaria. A história começou quando o seu esposo, Gilberto Batoni, instigado por um colega, decidiu empreender, e Alessiane apoiou a iniciativa de imediato. Ela sinalizou um momento que marcou este início de jornada empreendedora. “Quando ele me perguntou sobre a ideia eu falei. ‘A gente ainda não tem um passarinho pra criar, eu tenho pai e mãe, você também, se for necessário a gente corre para eles. Vamos tentar, sim.”
A ideia inicial era que Alessiane deixasse seu emprego formal na época, em uma grande empresa local com muitas possibilidades de crescimento, para auxiliar o esposo na indústria que neste período inicial era apenas de EPIs, porém, devido a uma promoção da até então funcionária, ela ficou mais tempo por garantia. A Protefer, empresa fundada pelo casal, cresceu, e Alessiane deixou seu trabalho fixo para empreender com o marido. “Eu lembro que muitas pessoas me julgaram, não entendiam o porquê que eu deixaria uma carreira bem sucedida, um emprego fixo para cuidar do meu próprio negócio. Mas empreender é como um bichinho que te pica e nunca mais te deixa.”
Outra curiosidade pontuada pela empresária é que quando ela pediu para sair da empresa de grande porte onde trabalhava, ela tinha tantas horas extras que não havia compensado que o acerto das horas rendeu um carro novo para ela naquele momento.
Empreender vale a pena
Para Alessiane, empreender é uma de suas paixões. “Dar oportunidade para as pessoas, lidar com estas pessoas no dia a dia, ajudá-las a construírem suas histórias de vida, isso não tem preço. Eu sempre falo isso para quem quer empreender porque vale a muito a pena. Para nós mulheres há o desafio de conciliar as outras esferas da vida, família, filhos e todos os outros papéis que a mulher desempenha de maneira única, mas é possível seguir este caminho, é uma realização pessoal muito grande.”
Hoje com mais de 20 anos de mercado a Protefer é referência na fabricação de uniformes e EPIs, atendendo não somente o mercado regional e nacional, mas também exportando mundo a fora.
Assessoria de comunicação FIEMG Regional Vale do Paranaíba
Conheço bem a minha querida amiga Alessiane , mulher batalhora Mãe guerreira empresária e Presidente das Indústrias de Vestuário.
Tenho muito orgulho de compartilhar sua trajetória de vida e de ser está mulher empreendedora .
Abraços.