O poder de uma gestão feminina
É muito comum nos dias atuais vermos mulheres à frente de grandes empresas, corporações e órgãos públicos, mas isso não aconteceu da noite para o dia. Em pouco mais de 100 anos, as mulheres entraram no mercado de trabalho quando os maridos iam para a guerra e elas tinham que tomar conta dos negócios da família. Antes desse processo, era algo incomum ver o sexo feminino sendo liderança em algum segmento.
Popularmente conhecido como “sexo frágil”, as mulheres mostraram cada vez mais que esse ditado não passava de uma ilusão e que todas eram capazes de ocupar cargos tão importante quanto os homens. Em pouco mais de um século todo o cenário machista do mundo começou a ser modificado e isso continua mudando até hoje.
Falando em mulheres que fazem a diferença e que não possuem nada de frágil, Mariana Fonseca Davi Pena, com apenas 29 anos, é destaque no mundo dos negócios. Ela é Advogada, empreendedora, mãe, esposa, Especialista em Finanças e Inteligência de mercado e diretora-administrativa do Grupo Soberana — uma jovem mulher que ocupa um cargo que exige pulso firme na tomada de decisões, mas nos mostra a força que as mulheres têm para ocupar cargo tão poderosos quanto os homens.
Hoje, no século XXl, infelizmente podemos dizer que ainda vivemos em uma sociedade machista, mas mulheres como a Mariana mostram para a sociedade que as mulheres podem sim estar à frente de governos, empresas, indústrias e em todos os lugares que elas queiram estar. “Que possamos dizer cada vez mais que lugar de mulher é onde ela quiser e na profissão ou cargo que ela desejar”, afirmou Mariana Pena.
Atualmente, Mariana Pena, emprega muitas mulheres nos diferentes segmentos do Grupo Soberana, onde ela dirige e administra 8 empresas. A empresária é vista como exemplo por suas colaboradoras.
“Eu junto com duas parceiras Juliana e Maria, somos as únicas mulheres na empresa executando este trabalho. Sabemos que vivemos em uma sociedade ainda muito machista, onde a destinação prioritária dos homens é a esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva apenas.
Infelizmente presenciamos homens e mulheres executando o mesmo cargo porém a mulher com salários inferiores aos dos homens, o trabalho do homem ‘vale’ mais que o trabalho da mulher. Mas hoje creio que eu junto com minhas duas parceiras mulheres executamos o nosso trabalho com a mesma competência e dedicação que meus 41 colegas de trabalho homens, e me sinto honrada e grata pelo Grupo Soberana ter me proposto este desafio.
As mulheres nos espaços de poder e tomadas de decisões ainda são muito tímidas, porém nós mulheres fortes, corajosas e capazes estamos sim conquistando este e muitos outros cargos com sucesso.”
Jacqueline Kellen, colaboradora da Talismã Segurança e Portaria, uma empresa do Grupo Soberana.
“A Mariana é uma super mulher, além de elegante carismática educada, empoderada, elegante e bastante focada. Ela é um lindo exemplo para nós mulheres. Me sinto muito privilegiada por trabalhar em um cargo de tanta responsabilidade, é uma uma sensação maravilhosa ter essa segurança que encontrei aqui na empresa de que nós mulheres podemos conseguir tudo que quisermos, basta só colocarmos na prática.”
Juliana Conceição da Silva, colaboradora da Talismã Segurança e Portaria, uma empresa do Grupo Soberana.
“Mariana é uma incentivadora de sonhos, engajadora, responsável pelo amadurecimento e crescimento do Grupo Soberana, cada detalhe, tem seu cuidado, onde seu potencial é essencial para ascensão de toda estrutura e dinâmica de funcionamento do Grupo Soberana, essa é Mariana Davi Pena.”
Letícia Aparecida, colaboradora do Grupo Soberana.
Amanda Carvalho | Jornalista