Na noite desta sexta-feira, 26, o Grupontapé vai lançar um novo episódio da videopeça “Questão de hábito em tempo de isolamento”. A história gira em torno da pandemia, mostrando como o isolamento social e as medidas restritivas têm afetado a vida e o cotidiano das pessoas. O roteiro e a direção são de Katia Lou.
Para trazer mais leveza e entretenimento a vida das pessoas durante a pandemia, a companhia decidiu fazer uma temporada original sobre o período turbulento de isolamento social que o mundo está vivendo. “É uma videopeça que trata da vida de pessoas comuns, trabalhadores de uma mesma empresa que estão vivendo este momento de isolamento social, em home office. O grande tema é a guerra contra à Covid-19 e como ele está impactando a vida das pessoas”, informou a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.
A peça contou com apoio de recursos da Lei Federal 14017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia. Seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os vídeos foram gravados na casa dos artistas, de forma caseira e rudimentar, com uma equipe reduzida. “Como vivemos momentos de escassez, nós nos adequamos com uma produção enxuta e totalmente caseira. Usamos equipamentos alternativos como celulares, câmeras dos atores e programas abertos de edição operados pela equipe, sem contratações de profissionais da área de vídeo”, conta um dos produtores.
Para quem quer conferir o resultado da peça, o espetáculo ficará em cartaz no canal de Youtube do Grupo durante os dias 21 e 28 de fevereiro. “Já fizemos teatro, cinema, mas criar esse material foi algo totalmente diferente. A nossa videopeça era um formato que não existia, e isso nos emociona, porque o Grupontapé sempre teve que roçar o mato e abrir caminhos. Com essa produção esperamos ajudar na conscientização desse período que estamos passando e também chegar mais perto do público, com questões concretas do cotidiano de um trabalhador e uma trabalhadora, em tempo de isolamento. Arte pra mim só tem sentido se eu puder servir”, ressalta Kátia.
Grupontapé: Questão de Hábito
A peça “Questão de Hábito” nasceu praticamente com o Grupontapé para, por meio da técnica de teatro aplicado, unir as artes cênicas e a educação.
O espetáculo conta a história de pessoas que enfrentam problemas comuns nas relações pessoais e profissionais. Na peça, os maus hábitos demonstram o descuido misturado com alienação e a baixa autoestima. “A peça é uma comédia com momentos de caráter didático”, conta Katia Lou, autora do texto e que também deu vida à personagem Sara Lia.
Covid-19: Novos tempos, novos desafios
A expertise acumulada de transformar temas relacionados ao comportamento humano em apresentações teatrais, que acontecem em qualquer espaço, aliada à situação de isolamento que vivemos hoje, inspirou a autora na criação do texto atual. “Foi mais uma proposta de experiência audiovisual, só que sem os recursos que tivemos à disposição, quando filmamos nossos dois filmes que foram Asas ao redor de mim e Bravo”, explica Katia Lou.
“Nós nos adaptamos mais uma vez e assim como, lá no início, o lançamento da peça Questão de Hábito, grande responsável pela existência e manutenção do grupo até aqui, veio para resolver um problema que tínhamos naquela época que era a falta de um repertório adequado para o público daquele momento. Eu creio que com ‘Questão de hábito em tempo de isolamento’ encontramos uma solução adequada ao atual momento, pois com esse formato de videopeça conseguiremos driblar as circunstâncias e chegar ao nosso público.
Ficha técnica e artística
PEÇA: Questão de Hábito em tempo de isolamento
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 48 minutos
ROTEIRO E DIREÇÃO: Katia Lou
ELENCO: Bia Pantaleão, Breno Maia, Imanol Tolaretxipi, Kátia Bizinotto, Welerson Filho
FIGURINO: Flávio Arciole / Camarim: Maria Rosa dos Santos / Edição: Cláudio Henrique Strondum
PESQUISA MUSICAL Katia Lou / Direção de Fotografia: Cláudio Henrique Strondum / DIREÇÃO DE ILUMINAÇÃO: Cláudio Henrique Strondum e Katia Lou / Produção Executiva: Marisa Cunha e Eder Florêncio / Assistente de Produção: Rafael Bizinotto / Office boy: Eliene Ricardo / Assessoria de Imprensa: Érica Magalhães / Marketing Digital e Mídias Sociais: Balaio do Cerrado Produtora.
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO ARTÍSTICO: Katia Lou / Coordenação Administrativo-Financeira: Katia Bizinotto / Coordenação de Execução Orçamentária: Aline França / Coordenação de Produção: Rubem dos Reis / Produção Geral: Balaio do Cerrado Produtora / Apoio: Escola Livre do Grupontapé / Realização: Grupontapé
Pingback: Abílio Tavares participa de bate-papo com selecionados do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia | Revista Soberana