Excelência na atenção primária de Uberlândia é modelo para outros municípios

Uberlândia é escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia receberá nesta segunda (8) e terça (9) a visita de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe. A comitiva irá conhecer os processos implantados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser uma referência no serviço para outros municípios.  Pelos mesmos motivos de excelência na saúde pública, o município tem recebido constantemente a visita de outras cidades, estados e do Ministério da Saúde.

Uberlândia é modelo

Uberlândia é modelo para outros municípios

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia receberá nesta segunda (8) e terça (9) a visita de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe. A comitiva irá conhecer os processos implantados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser uma referência no serviço para outros municípios.  Pelos mesmos motivos de excelência na saúde pública, o município tem recebido constantemente a visita de outras cidades, estados e do Ministério da Saúde.

Haverá a visita de representantes dos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Propriá. A programação contempla locais como o Centro Administrativo, Salão da Missão Sal da Terra e em unidades de saúde. O evento destaca bons exemplos em administração, gestão da saúde e melhorias no acesso da comunidade à atenção primária. O objetivo é inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos.

“Os processos da planificação organizam e fortalecem os processos da atenção primária, qualificando, capacitando e facilitando o acesso aos serviços de saúde. Nossas equipes de Saúde da Família aderiram a esses processos que contribuem para nossa organização com ferramentas metodológicas que causam satisfação para nossos pacientes usuários”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

Cronograma

A recepção das equipes sergipanas ocorrerá no dia 8, feita pelo Secretário Municipal de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha. A experiência do Centro Colaborador PAS/ CONASS para a qualificação da APS nas Redes de Atenção à Saúde é o tema da reunião que contará também com consultoria do Conass.

Em seguida, será apresentado o padrão de estrutura das novas unidades durante visitação à Unidade de APS Compartilhada UBSF Ipanema I. Pela tarde, será apresentada a experiência da Unidade Laboratório UBSF Santa Luzia, no Salão da Missão Sal da Terra. De lá, os visitantes conhecerão a unidade de saúde.

Já no dia 9, durante palestra no Salão da Sal da Terra, o cronograma abrange a apresentação da integração da APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no cuidado a pacientes com doenças crônicas. Também será compartilhada a experiência da atenção integrada na rede de urgência e emergência. Ainda pela manhã ocorrerá a visitação à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e ao Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro.

A programação encerra no Centro Administrativo com o encontro com o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. Na ocasião, será firmado o termo de compromisso do Centro Colaborador PAS/CONASS, em razão de sua experiência exitosa e seus novos desafios, com a presença de Jurandir Furtuoso – Secretário Executivo do CONASS e Maria José Evangelista Assessora Técnica da Planificação da Saúde/CONASS.

 

Centro Colaborador do Conass

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, que veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros. Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *