Retorno das aulas escolares em Uberlândia  

O retorno das atividades escolares presenciais está previsto para 8 de fevereiro de 2021. A confirmação da retomada dependerá da estabilidade do número de casos na cidade.

As aulas da rede municipal de ensino devem voltar em fevereiro de 2021, desde que a pandemia não volte a crescer em Uberlândia. Com a suspensão das aulas presenciais, a prefeitura junto com o Comitê de Enfrentamento à Covid, tomou medidas de segurança necessárias no momento para que o vírus não proliferasse ainda mais na cidade.

Foram oito meses de afastamento dos alunos em aulas presenciais, que de certa forma, contribuíram para um avanço tecnológico por meio do programa Escola em Casa oferecido pela prefeitura. O programa contou com videoaulas e atividades onlines, que garantiu a participação dos alunos e a aplicação dos conteúdos pedagógicos. Porém, com a diminuição dos casos, nota-se uma grande necessidade da reintegração das crianças à escola, considerando todos os efeitos psicológicos do período de afastamento das aulas e dos colegas, além de possíveis traumas causados no ambiente familiar durante a pandemia.

Para o retorno às aulas presenciais, a prefeitura de Uberlândia juntamente com o Comitê de Enfrentamento à Covid, preparou um protocolo sanitário que contou com a colaboração de equipes pedagógicas, educadores e autoridades da saúde. O protocolo tem o objetivo de garantir que todas as escolas de Uberlândia retornem às aulas com segurança e promovendo a reintegração dos alunos e a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dentro das melhores condições.

Segunda à cartilha publicada pela prefeitura, foi feito o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e de acolhimento, assegurando o bem-estar e o acompanhamento dos estudantes nesse período de retorno e readaptação como, a realização de reuniões de esclarecimento com toda comunidade escolar (ajuda técnica da equipe da saúde), cartazes com mensagens acolhedoras e divulgação de vídeos pelas redes sociais.

Além do cuidado com a parte emocional na chegada dos alunos, as escolas passarão por um processo de sanitização, os móveis e carteiras escolares terão que ser limpos no mínimo uma vez a cada troca de turno. A limpeza de corrimões, maçanetas, interruptores e locais de alto toque deverá ser constantes e a higienização de banheiros pelo menos três vezes por turno. Será necessário também a utilização de tapetes sanitizantes, devidamente abastecidos nos locais de entrada e grande circulação de pessoas, entre vários outros cuidados.

Para os ambientes em comum, será obrigatório o uso de máscaras e um distanciamento de no mínimo de 1,5 m entre as pessoas, onde serão utilizados marcadores de espaço para delimitar o distanciamento. As embalagens para álcool em gel 70% deverão ser uma quantidade suficiente em todas as salas de aula e demais espaços, com o cuidado de orientar os alunos a não passar as mãos nos olhos e boca, evitando irritações.

Como mais um cuidado para o início das aulas, todos os funcionários, servidores e colaboradores passarão por testagem rápida, e o retorno às aulas presenciais de estudantes com doenças crônicas – como asma, hipertensão e diabetes -, síndromes, disfunções de imunidade e cardiopatias congênitas, deverão ser avaliados caso a caso, em uma análise conjunta entre os pais/responsáveis, profissionais de saúde e profissionais de educação.

Seguindo todos os protocolos e cuidados, será possível o retorno dos alunos às aulas presenciais de forma segura, fazendo com que a educação e a socialização na cidade de Uberlândia avancem cada vez mais, adaptando-se às mudanças e inovando para o bem da sociedade em geral.

 

Redação | Alinne Sousa

1 thoughts on “Retorno das aulas escolares em Uberlândia  

  1. Pingback: Uberlândia retoma aulas presenciais a partir de segunda-feira, 14 | Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *