As tecnologias de automação se desenvolveram em um ritmo acelerado. A cada dia, uma nova força de trabalho colaborativa entre humanos e máquinas surgem e tem como proposito facilitar, armazenar e liberar aos usuários o maior número de dados possíveis.
A automação condominial, traz consigo, uma série de benfeitorias ligadas a reformas da parte estrutural, como por exemplo: verificação por reconhecimento facial, catracas, câmeras de segurança eletrônica, reconhecimento por biometrias, sistemas de controle da iluminação, centrais de segurança remota e controle de acesso com QR Codes.
Bem como os serviços de automação que beneficiam a parte gerencial, são eles: Softwares de gestão, controle de estoque de materiais de limpeza, aplicativos de automatização de tarefas, controle da bomba das piscinas, interligação dos equipamentos de segurança contra incêndio, reservas online de salão de festas e armazenamento de arquivos na nuvem.
Estes são apenas alguns benefícios que dão segurança e trazem comodidade a síndicos e moradores.
Sem mencionar que uma automação bem planejada reduz gastos, pois portarias inteligentes podem reduzir o valor da taxa condominial em até 50%, uma vez que não se tem gastos com folhas de pagamentos e ônus ligados a colaborados e os softwares de gestão fazem com que o condomínio usufrua de serviços especializados, porém terceirizado. Deixando todo tramite de contratações de colaboradores por parte da empresa gestora.
Bom lembrar, que além de todos os benefícios acima mencionados a parte de gestão terá uma prestação de contas contábil mensal e bem detalhada, demonstrando assim gastos excedentes, possíveis investimentos e ou reformas e apontando condôminos inadimplentes para que possam ser notificados.
Após estes relatos não há dúvidas de que automatizar é uma ótima aquisição. No entanto vale lembrar que nenhuma automação se faz sozinha, a mesma necessita ter pessoas aptas, bem treinadas, também conscientização por partes dos moradores. Com todos estes relatos não resta dúvidas.
Vamos automatizar seu condomínio?
Vinicius Vieira de Morais