“A ferramenta inovadora aprova o cadastro do inquilino de forma rápida, sem burocracia e sem necessidade de fiador“
Com a evolução da ciência e tecnologia, novos hábitos de consumo estão sendo criados. Hoje os consumidores de qualquer produto ou serviço estão mais criteriosos e exigem das empresas serviços mais rápidos, práticos e eficientes.
Se em todos os ramos da vida estão ocorrendo essas mudanças e inovações, com o mercado imobiliário não seria diferente. Nos últimos quatro anos novas práticas inovadoras foram lançadas com o objetivo de alcançar a comodidade, agilidade e segurança que esse público espera.
Tradicionalmente, quando se trata do processo de locação de um imóvel logo vem à cabeça uma enorme quantidade de papéis, documentos, filas em cartório para reconhecimento e autenticação de documentos e por fim, a tão complicada garantia locatícia que leva ao desconforto de encontrar alguém que esteja disposto a ser o fiador, ou o dispêndio de uma quantia alta para pagamento de caução.
Pensando na simplificação deste processo, a CredPago, empresa que atua no mercado imobiliário, foi pioneira ao atualizar a forma de se contratar um seguro fiança locatícia, que por meio de sua plataforma pode ser realizado 100% online e em menos de 15 minutos.
De acordo com a Lei 8.245/91 que rege as relações locatícias, ao se realizar a locação de um imóvel, o proprietário deste pode solicitar uma das quatro garantias contratuais previstas em lei, quais sejam: fiança, caução, seguro fiança locatícia e cessão fiduciária de cotas de investimento.
Atualmente, a mais usada ainda é a Fiança, que normalmente deve ser prestada por uma pessoa que: tenha um imóvel quitado em seu nome, livre e desembaraçado de quaisquer ônus e ainda comprove renda média de 3 vezes o valor da locação. Em segundo lugar está a caução, que conforme estipulado pela Lei, deve ser de no máximo três aluguéis, que são depositados em caderneta de poupança e devolvidos acrescidos de correção e juros ao final do Contrato.
No entanto, tem se tornando cada vez mais difícil para os interessados em alugar um imóvel conseguir alguém que se disponibilize a ser fiador, pois existe o risco de o mesmo ter que arcar com eventual inadimplência do afiançado, ou conseguir uma quantia elevada de dinheiro para dispor e não ser recuperado tão cedo, principalmente porque além de ter que depositar a quantia, existe os gastos com a mudança, frete, talvez compras de mobiliário para o imóvel e o pagamento do próprio aluguel logo em seguida.
O seguro fiança locatícia vem em terceiro lugar, mas em crescimento exponencial desde que foi inovado pela CredPago, isto porque se tornou muito mais fácil, cômodo e rápida a utilização dele.
Enquanto a locação por qualquer das outras três modalidade de garantia requer uma quantidade imensa de documentos (documentos pessoas, comprovante de endereço, certidão de casamento, comprovante de renda, etc.), com o seguro fiança locatícia oferecido pela CredPago, será necessário informar para a imobiliária somente nome, CPF, telefone e e-mail.
Apenas com essas informações o sistema e algoritmos da plataforma irá realizar a análise de crédito do pretendente à locação, sendo aprovado o termo de contratação é enviado por e-mail para a pessoa que por lá mesmo ela dê o aceite, depois disso só assinar o contrato com a imobiliária e pegar as chaves do imóvel.
Uma vez que o Locatário está segurado por uma empresa idônea, dispensa a necessidade de a imobiliária solicitar uma gama de documentos e fazer a análise de crédito, o que diminui tempo (a análise, aprovação e aceita ocorre em cerca de 15 minutos) e custo.
E qual o valor deste serviço para a imobiliária e locatário? Para a imobiliária, nenhum. O cadastro é feito gratuitamente e totalmente online por meio da plataforma da CredPago para imobiliárias, onde a imobiliária informa seus dados e pronto.
Para o Locatário, o valor depende do plano escolhido, que pode ser de 8% ou 10% do valor da locação, cobrado em até 12 (doze) parcelas lançadas no cartão de crédito de titularidade do locatário, a diferença entre os planos está no valor da cobertura do seguro no caso de inadimplência do Locatário, então a imobiliária quem escolhe com qual dos planos irá trabalhar.
Em resumo, enquanto uma locação poderia levar até uma semana para ser concluída, entre levantamento de documentação, análise de crédito, elaboração de contrato, assinatura e entrega de chaves, hoje pode ser resolvida em um dia por meio do seguro fiança locatícia da CredPago – uma nova forma de se locar imóveis, adequada à realidade de otimização e praticidade que estamos vivendo.
Amanda Fagundes de Castro
Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.