Indústrias mineiras tentam promover ações e projetos para enfrentar a crise

Senai produziu máscaras, aventais e realizou manutenções em respiradores

 

Sem avisar e oferecer tempo para uma preparação, o coronavírus chegou e trouxe à tona uma série de dificuldades e incertezas. Ainda que seja uma situação inédita, a indústria mineira através da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) tem atuado com diversas ações e projetos para enfrentar estes desafios.

Máscaras e aventais descartáveis foram produzidos pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em todo o estado, além da manutenção de respiradores entre outras iniciativas que estão disponíveis no hotsite da Federação exclusivo para este tema. (www.fiemg.com.br/coronavirus).

A FIEMG Regional Vale do Paranaíba na qual representa a Federação em Uberlândia, Araguari e região também tem agido pontualmente por meio  do Comitê de enfrentamento ao coronavírus criado pela Prefeitura Municipal. A partir do Comitê conseguimos nos posicionar para equilibrar com responsabilidade e muitos critérios a retomada gradual do comércio. Esta parceria entre toda a classe produtiva de Uberlândia faz a diferença principalmente em momentos de crise como este trazido pela Covid19.

Diante de cenários subjetivos e indefinidos, uma das lições de casa que a FIEMG  já fomentava e que agora tornou-se ainda mais latente é a Indústria 4.0 que, em resumo, é a grande oportunidade para a indústria ser mais produtiva, por meio de tecnologias digitais que vão ajudar as empresas a aprenderem e serem mais ágeis.

Sabemos também, que a ‘normalidade’ voltará com adaptações, mas estas poderão além de salvar vidas, nos tornar seres mais resilientes pessoal e profissionalmente.

 

Pedro Spina | Empresário, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *