Entenda como o plano de contigenciamento pode ajudar a salvar organizações

Superação? Desastre ou Incertezas? Qual ferramenta estratégica tem contribuído para as organizações superarem a crise gerada pelo Coronavírus?

 

Essas são algumas perguntas que chegam até nós, profissionais do mercado de comunicação e marketing. É também o principal questionamento dos empresários, trabalhadores e empreendedores. Questionamentos esses que nos levam a pensar no futuro de cada negócio, dos que estão ou estiveram mais preparados, ou os que acabaram de nascer. Por incrível que pareça, independente de sua condição, podemos dizer que nesse momento todos negócios estão no mesmo barco. Digo isso, pois, o fracasso pode ter chegado para os grandes, assim como as oportunidades se aproximaram dos menores. Nessa corrida, o final pode e vai nos surpreender.

Para refletirmos sobre o futuro dos negócios, é indispensável entender o universo onde eles se encontram e atuam, e nesse momento falaremos da nossa realidade. O Brasil é um país que enfrenta por natureza uma crise cultural, social, econômica e política. Nesse contexto, toda e qualquer transformação drástica impacta também bruscamente na realidade de uma sociedade despreparada e insegura.

Outro fator muito considerável é que nesse momento catastrófico, enxergamos o poder do “boom” da comunicação, especialmente quando ele é polêmico, causa pânico e medo. Agora, de forma muito mais rápida e perceptível, ele se espalha pela internet, chegando a todos de inúmeras formas, diversas fontes, seguras ou não. Nesse momento, a mídia agressiva e acessível a todos se pulverizou e arrastou informações que muitas vezes chegam desconfiguradas, oriundas de pensamentos egoístas ou incoerentes, aumentando o pânico e aflorando as incertezas na mente das pessoas. Tudo isso em um momento em que a sociedade carece de conhecimento, confiança e informações seguras.

 

O reflexo dessa realidade que mistura cultura, notícia e medo, chegou e levou uma onda de pânico entre todos os colaboradores do Grupo Soberana, assim como ocorreu em outras empresas. Nesse momento, foi indispensável que houvesse uma gestão fortalecida e estrategicamente posicionada, não apenas capaz de acolher, mas capaz de pensar a longo prazo em todos os âmbitos e pessoas envolvidas. Nesse exato momento, de fato, paramos para entender tamanha proporção desse movimento que nos abarcou em tão curto prazo e de forma tão intensa. Foi preciso parar, pensar, e criar um Plano de Contingenciamnto envolvendo os principais líderes estratégicos da organização, com intuito de traçar o melhor e mais criterioso plano de ação a curto, médio e longo prazo. Plano esse que impactou todas as nossas atividades, entregas e principalmente, impactou todas as pessoas envolvidas à essa organização com mais de 12 anos de solidez.

E quando falamos em pessoas, tudo nos levou a colocá-las em primeiro lugar. Esse talvez tenha sido o primeiro momento para pararmos e pensarmos de fato, quem eram todas essas pessoas ligadas ao Grupo Soberana? Nesse sentido observamos que hoje abrigamos mais de 200 colaboradores em seus postos de trabalho de forma direta e indireta, que somados aos seus familiares, amigos e todas as pessoas próximas a esses, correspondem a um grupo com aproximadamente duas mil pessoas. Pais, filhos, avós, cônjuges, vizinhos, todo esse meio está envolvido direta e indiretamente à gestão de pessoas do Grupo Soberana.

Além desse grupo, citamos também outro tão importante quanto, o grupo de clientes. Hoje com mais de 100 condomínios administrados, 12 empresas, duas clínicas médicas e um shopping, acolhemos mais de três mil unidades relacionadas à terceirização dos nossos serviços. Essa conta nos leva a pensar em mais de 12 mil pessoas também ligadas à marca do Grupo Soberana.

Além desses dois grupos, que unidos somam mais de 14 mil pessoas, também citamos a sociedade civil em geral que ora ou outra é e poderia ser afetada por nossas ações. Nesse terceiro grupo incluímos os telespectadores que assistem aos nossos comerciais e propagandas, aos prestadores de serviços e fornecedores parceiros, em geral, toda e qualquer pessoa do mercado local que em algum momento se comunica com uma de nossas oito empresas que atuam na cidade de Uberlândia e região.

Além de pensar nesses três grupos foco, não poderíamos deixar de pensar na empresa, fonte essa de segurança, trabalho, serviços e soluções para todas essas pessoas elencadas. Foi um momento único, curto e delicado para pensarmos em como nos posicionar, como amenizar perdas, como distribuir esforços, como conter investimentos e redistribuir verbas dentro desse período tão incerto e quase indeterminado. Não foi fácil, e quando projetamos esse desafio dentro do nosso organograma empresarial, observávamos que todas as esferas estavam impactadas pela incerteza. De modo que se perguntássemos quem estaria mais impactado, não havia respostas. Ora seria o colaborador mais alienado pela informação, ora seria a liderança pelas incertezas de suas operações, ora seriam os diretores por tamanha responsabilidade e poder de decisão que afetaria a todos.

Foi em meio a uma velocidade rápida de mudanças e informações, que nasceu então o Plano de Contingenciamento proposto pelo Departamento de Marketing do Grupo Soberana, o qual teve e tem por finalidade conter os impactos gerados pela crise provocada pela pandemia do Coronavírus. Em um momento em que pouquíssimas empresas estavam preparadas para lidar com todas mudanças e impactos, entendemos que esse seria o método viável e seguro para enfrentar a pandemia.

Embora o Plano de Contingenciamento Covid-19 do Grupo Soberana seja um documento sigiloso, no papel de gestor e profissional de marketing, elenquei algumas ações que valem a pena compartilhar com vocês leitores como forma de juntos entendermos ações de sucesso que podem ser aplicadas também ao seu negócio.

 

O que fizemos pelos colaboradores?

  • Criamos protocolo de prevenção para atuação em cada atividade de trabalho;
  • Levamos esclarecimentos do governo, das leis trabalhistas e decretos municipais;
  • Nos preocupamos em gerar informações seguras por meio de líderes e encarregados;
  • Garantimos a permanência de todos os postos de trabalho;
  • Antecipamos salários e adotamos todas as medidas trabalhistas legais;
  • Instalamos o procedimento de home office durante a quarentena;
  • E acima de tudo, demonstramos nossa força institucional como forma de gerar segurança e apoio a todos colaboradores e seus respectivos ciclos sociais.

O que fizemos pelos clientes?

  • Criamos notas de esclarecimento sobre nossa atuação durante a quarentena;
  • Reforçamos a limpeza e todos os cuidados com a higiene;
  • Flexibilizamos regras de contrato;
  • Criamos campanhas publicitárias para propagar informações relevantes e positividade dentro dos condomínios, empresas e shopping que administramos.

 

O que fizemos pela sociedade?

  • Criamos campanhas publicitárias em rede de tv local para levar otimismo e positividade para a população;
  • Levamos informações e conteúdo relevante para os canais digitais da empresa (redes sociais, site, grupos de whatsapp);
  • Adotamos as medidas de segurança necessárias para evitarmos que todas as pessoas ligadas ao grupo fossem propagadoras da doença.

 

O que fizemos pela empresa?

  • Instalamos um Plano de Contingenciamento para superar a crise oriunda da pandemia;
  • Criamos normativas para direcionar os procedimentos temporários;
  • Seguimos todas as normas e legislações vigentes de órgãos regulamentadores (Anvisa, OMS, Governo Federal, Estadual e Municipal);
  • Fechamos as portas para atendimento ao público durante a quarentena, reduzindo o risco de contágio daqueles que circulam na sede administrativa do grupo;
  • Realocamos investimentos para garantir a saúde financeira das operações;
  • Investimos em mídia para nos posicionarmos diante toda sociedade;
  • Desenvolvemos ações para o fortalecimento da marca;
  • Nos aproximamos de todos os nossos colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e sociedade em geral.

 

Portanto, entendemos que não há uma pílula do sucesso para enfrentar o medo e a própria crise. O segredo está em criar ações coerentes com a realidade, unir forças, propagar positividade e agir de forma racional pensando em todas as pessoas e todas as hipóteses. Cuidando para reduzir os impactos e ainda assim enxergar as oportunidades que o momento pode apresentar, pois, temos a certeza de que tudo isso vai passar.

 

O lado positivo desse ato de coragem e maturidade é que em meio a tantas dúvidas, decisões e com o medo instalado, nesse momento observamos que a empresa estava a todo momento não só iluminada por uma luz divina, a qual sempre reforçamos em nossos ritos de comunhão, mas estava guiada por empresários visionários que tiveram a sabedoria de Einstein neste momento. Digo Einstein, porque todas as tomadas de decisões nos conduziram a um pensamento positivo e esperançoso, e isso me fez relembrar um trecho de Albert Einstein que dizia:

“Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um.’’

Albert Einstein

Foi com esse pensamento, através da divina benção de Deus, por meio das decisões brilhantes de dois jovens diretores e com a união de uma equipe brilhante e corajosa, que cada passo desse momento passou a ser uma história de superação e força dentro do Grupo Soberana.

 

Ângelo Mazzutti | Supervisor de Marketing do Grupo Soberana

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